00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13140
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização de jogos digitais no ensino da matemática
Autor(es): Santos, Millenna Karllyanne Silva dos
Primeiro Orientador: Silva, Elaine Cristine de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Adelailson Peixoto da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Diogo Carlos dos
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta para o ensino de frações para o 6º ano do ensino fundamental utilizando jogos digitais como ferramenta complementar. Inicialmente, abordaremos o conceito de frações explorando significados e aplicações. Em seguida, trabalharemos com a utilização de Jogos Digitais no ensino de frações. Por fim, apresentaremos uma proposta de Sequência Didática (SD) para o ensino de frações centrada em uma aprendizagem que ocorra de maneira significativa por meio da familiaridade que os alunos possuem com o meio digital.
Abstract: This work aims to present a proposal for teaching fractions for the 6th year of elementary school using digital games as a complementary tool. Initially, we will address the concept of fractions by exploring meanings and applications. Then, we will work with the use of Digital Games in the teaching of fractions. Finally, we will present a proposal for a Didactic Sequence (SD) for teaching fractions centered on learning that occurs in a meaningful way through the familiarity that students have with the digital environment.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Frações
Jogos digitais
Ensino e aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Fractions
Digital games
Teaching and learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática - Licenciatura
Citação: SANTOS, Millenna Karllyanne Silva dos. A utilização de jogos digitais no ensino da matemática. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13140
Data do documento: 14-set-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização de jogos digitais no ensino da matemática.pdf402.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.