00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13122
Tipo: Dissertação
Título: O ponto de parada: racismo na escola, alunos negros na EJA
Título(s) alternativo(s): The point of stop: racism in the school, black students in EJA
Autor(es): Oliveira, Ana Cláudia Laurindo de
Primeiro Orientador: Santana, Moisés de Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Stadtler, Hulda Helena Coraciara
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Tania Maria de Melo
Resumo: A proposta desse trabalho foi perceber se o racismo na escola poderia atuar como um elemento ativo de exclusão dos alunos negros e mestiços nas séries iniciais, conduzindo-os, posteriormente, às salas de Educação de Jovens e Adultos. O lócus da pesquisa foi uma escola de bairro, na periferia da cidade de Maceió, onde a observação foi feita nos três turnos, acompanhando as relações entre os sujeitos desde a primeira série até a EJA. Aplicamos questionários especificamente com os alunos do noturno, com os quais também fizemos entrevistas semi-estruturadas. No entanto, outros participantes da rotina escolar contribuíram com entrevistas abertas. A observação participante nos permitiu a vivência direta nos processos pedagógicos, para ter a convicção de que o racismo atua na escola. Para tanto, nos embasamos em teóricos como APPLE; MCLAREN; MUNANGA; OLIVEIRA entre outros que abordam a educação e as relações sócio-antropológicas. Os nossos resultados nos permitem afirmar que além dos já conhecidos e estudados fatores econômicos e de classes, o racismo na escola pode atuar como um elemento a mais de exclusão, pesando na história dos alunos negros e afrodescendentes. Por essa razão, há necessidade de incluir esse debate na formação de professores, para que chegue até as escolas e à sociedade.
Abstract: The proposal of this paper is to observe if the racism in the school environment can act like an active element of excludability of the African descent (black people) students and half-blooded ones in the elementary grades, leading them, afterwards, to the classrooms of Adults and Young Education (AYE).The research’s locus was an uptown school, in the suburb of Maceio, where the observation was made in three shifts (morning, afternoon and night), watching the relations among the students from first grade until AYE.Questionnaires were applied with students from the night-school, which ones also were submitted to semi-structured interviews. Others participants of the school routine contributed with opened interviews. The watching process allowed us the direct experience in pedagogy; to be sure that racism really acts in school. For that, we took base on serious theories by studious as APPLE; McLAREN; MUNANGA; OLIVEIRA among others that broach the education and social- anthropological subject.The results allow us to say that beyond the already known and studied economic factors, racism in school can act as one more excluding element, affecting the African descent students’history.For this reason, there is the need of including this debate in the teachers’ background, which will be reflected in schools and society.
Palavras-chave: Educação
EJA - Educação de Jovens e Adultos
Afrodescendentes
Racismo
Education
Racism
Afrodescendent
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Ana Cláudia Laurindo de. O ponto de parada: racismo na escola, alunos negros na EJA. 2024.92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13122
Data do documento: 27-out-2008
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ponto de parada racismo na escola, alunos negros na EJA.pdf487.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.