00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caetano, Antonio Filipe Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984280715339645pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Eriberto José de Lessa-
dc.contributor.referee2Silva, Higor Vinícius Rodrigues Spineli-
dc.creatorSilva, Línia Maria do Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3611559481342952pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T19:45:13Z-
dc.date.available2024-01-19-
dc.date.available2024-02-23T19:45:13Z-
dc.date.issued2023-09-14-
dc.identifier.citationSILVA, Línia Maria do Nascimento. Nível de stress e humor em universitários ingressantes de um programa de esportes. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13118-
dc.description.abstractThe present study aimed to identify the levels of stress control, emotional symptoms, mental health and mood in freshmen in a sports program at a public university in a capital in northeastern Brazil. For this, the following questionnaires were applied: Lifestyle Profile, PEVI (NAHAS, 2000) to measure stress control and report each individual's lifestyle; Short Form-36 (SF-36) to measure quality of life, using only the “emotional” and “mental health” dimensions; Profile of Moods States (POMS) to measure mood. The POMS was used in full and the short version the SF-36 and PEVI. After analyzing the data, it was found that for stress control they did not obtain negative results (0 to 0.99), but regular (1 to 1.99) and positive (2 to 3). As for the mood state, scores below were not found, and they did not show the level of humor above the scores or very close (28 and 20), not approaching precisely the level of total mood disturbance which would be close to 168 in any modality. For the emotional and mental health dimensions, classified as positive according to the closest or exact scores to 100 for the perception of happiness and well-being. It is concluded that the continuation of this program at the University to improve the quality of life of students who are part of the university body is of paramount importance as a contribution to a more active, more willing and less sedentary life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde mental – Universitáriospt_BR
dc.subjectAtividade física – Universitáriospt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectMental Health – University Studentspt_BR
dc.subjectPhysical Activity – University Studentspt_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleNível de stress e humor em universitários ingressantes de um programa de esportespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Presente estudo teve como objetivo identificar os níveis de controle de estresse, sintomas emocionais, saúde mental e humor em ingressantes em um programa de esportes de uma universidade pública de uma capital do nordeste do Brasil. Para isso foram aplicados os questionários: Perfil do Estilo de Vida, PEVI (NAHAS, 2000) para mensurar o controle de estresse e relatar o estilo de vida de cada indivíduo; Short Form-36 (SF-36) para mensurar a qualidade de vida, utilizando-se apenas as dimensões “emocionais” e “saúde mental”; Profile of Moods States (POMS) para mensurar o estado de humor. Foi utilizado de forma integral o POMS e a versão curta o SF-36 e PEVI. Após a análise dos dados constatou que para o controle do estresse não obtiveram resultados negativos (0 a 0,99), mas regulares (1 a 1,99) e positivos (2 a 3). Já para o estado de humor, não foram encontrados scores abaixo, e não evidenciaram o nível de humor acima dos escores ou muito próximo (28 e 20), não se aproximando precisamente do nível de perturbação total de humor que seria próximo de 168 em nenhuma modalidade. Para as dimensões emocionais e saúde mental, classificadas como positivas de acordo com os scores mais próximos ou exatos a 100 para percepção de felicidade e bem-estar. Conclui-se que a continuação desse programa na Universidade para melhoria da qualidade de vida dos estudantes que fazem parte do corpo universitário é de suma importância como contribuição para uma vida mais ativa, mais disposta e menos sedentária.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nível de stress e humor em universitários ingressantes de um programa de esportes.pdf1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.