Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13050
Tipo: | Dissertação |
Título: | Da sala de hemodiálise para a sala de aula: sobre o que transborda |
Autor(es): | Gomes, Karla Karolyne Viana |
Primeiro Orientador: | Silveira, Marilia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Luczinski, Giovana Fagundes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira |
Resumo: | Esta pesquisa parte de minhas vivências com pessoas com Doença Renal Crônica, no campo da psicologia hospitalar, da psicologia clínica e os desbordamentos na docência em um curso de Psicologia. O texto é construído com as histórias resgatadas da memória, contadas pelos experts, ou seja, aqueles que vivem suas relações com a DRC, constituindo material para reflexões e de um modo de produzir conhecimento: o metododializar. O percurso metodológico nos permitiu uma “quebra” em partes e as teorias nos ajudaram a filtrar e ressignificar as histórias. Para que funcione enquanto metodologia é importante que o metododializar seja contínuo e aconteça como uma forma de filtrar as teorias e a aplicação delas para transformá-las, inspirando, assim, boas práticas no fazer da psicologia. |
Abstract: | This research starts from my experiences with people with chronic kidney disease, in the field of hospital psychology, clinical psychology and the overflows in teaching in a Psychology course. The text is built with stories rescued from memory, told by experts, that is, those who live their relationships with CKD, constituting material for reflection and a way of producing knowledge: methododialize. The methodological path allowed us to “break” into parts and the theories helped us to filter and reframe the stories. For it to work as a methodology, it is important that methododialize is continuous and happens as a way of filtering theories and their application to transform them, thus inspiring good practices in psychology. |
Palavras-chave: | Insuficiência renal crônica Psicologia clínica Terapia cognitivo comportamental Terapia do esquema Chronic renal insufficiency Clinical psychology Cognitive Behavioral Therapy Schema therapy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | GOMES, Karla Karolyne Viana. Da sala de hemodiálise para a sala de aula: sobre o que transborda. 2024. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13050 |
Data do documento: | 27-abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Da sala de hemodiálise para a sala de aula_sobre o que transborda.pdf | Da sala de hemodiálise para a sala de aula: sobre o que transborda | 523.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.