00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13050
Tipo: Dissertação
Título: Da sala de hemodiálise para a sala de aula: sobre o que transborda
Autor(es): Gomes, Karla Karolyne Viana
Primeiro Orientador: Silveira, Marilia
metadata.dc.contributor.referee1: Luczinski, Giovana Fagundes
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira
Resumo: Esta pesquisa parte de minhas vivências com pessoas com Doença Renal Crônica, no campo da psicologia hospitalar, da psicologia clínica e os desbordamentos na docência em um curso de Psicologia. O texto é construído com as histórias resgatadas da memória, contadas pelos experts, ou seja, aqueles que vivem suas relações com a DRC, constituindo material para reflexões e de um modo de produzir conhecimento: o metododializar. O percurso metodológico nos permitiu uma “quebra” em partes e as teorias nos ajudaram a filtrar e ressignificar as histórias. Para que funcione enquanto metodologia é importante que o metododializar seja contínuo e aconteça como uma forma de filtrar as teorias e a aplicação delas para transformá-las, inspirando, assim, boas práticas no fazer da psicologia.
Abstract: This research starts from my experiences with people with chronic kidney disease, in the field of hospital psychology, clinical psychology and the overflows in teaching in a Psychology course. The text is built with stories rescued from memory, told by experts, that is, those who live their relationships with CKD, constituting material for reflection and a way of producing knowledge: methododialize. The methodological path allowed us to “break” into parts and the theories helped us to filter and reframe the stories. For it to work as a methodology, it is important that methododialize is continuous and happens as a way of filtering theories and their application to transform them, thus inspiring good practices in psychology.
Palavras-chave: Insuficiência renal crônica
Psicologia clínica
Terapia cognitivo comportamental
Terapia do esquema
Chronic renal insufficiency
Clinical psychology
Cognitive Behavioral Therapy
Schema therapy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: GOMES, Karla Karolyne Viana. Da sala de hemodiálise para a sala de aula: sobre o que transborda. 2024. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13050
Data do documento: 27-abr-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Da sala de hemodiálise para a sala de aula_sobre o que transborda.pdfDa sala de hemodiálise para a sala de aula: sobre o que transborda523.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.