00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13048
Tipo: Dissertação
Título: Gêneros e sexualidades dissidentes no currículo: desafios discentes e docentes na escola
Autor(es): Ávila, Dina Maria Vital
Primeiro Orientador: Mesquita, Marcos Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Pocahy, Fernando Altair
metadata.dc.contributor.referee2: Hüning, Simone Maria
Resumo: Quem são as infâncias em dissidência da norma de gêneros e sexualidades? De que material elas são constituídas? Quais são os mecanismos utilizados por elas para resistir à norma? Quais experiências elas produzem? De que modo as práticas docentes reverberam na constituição dessas infâncias? A trajetória da pesquisa aqui enunciada, vem contar sobre as memórias, as conversas, e as invencionices de uma professora sobre a(s) escola(s), o currículo, as práticas docentes, e as infâncias dissidentes da norma de gêneros e sexualidades. Argumentamos que com seus modos insurgentes, estas infâncias buscam resistir ao poder cisheteronormativo, agindo em defesa do direito à vida. Neste sentido, as suas agências podem estremecer e bagunçar o currículo, um dispositivo constituído por relações de poder e estratégias discursivas de significação de corpos. Neste movimento, estas infâncias produzem, em via de mão dupla, aluta de confronto aos estatutos de vida inteligíveis, e a constituição das diferenças, que, encarnadas em seus corpos, as produzem alegres e desejosas de vida, sonhos e liberdade. Trata-se de uma pesquisa pautada nas teorizações e metodologias pós-críticas - estudos pós- estruturalistas, estudos pós-modernos, estudos culturais e os estudos queer/cuir. Este conjunto teórico-metodológico concebe as realidades dos contextos nas quais as infâncias estão imersas, tomando as práticas discursivas como o centro de análise. Como objetivos propomos: a) analisaras práticas curriculares que constituem a educação das infâncias dissidentes da norma de gêneros e sexualidades; b) identificar os modos de resistência que os corpos infantis dissidentes da norma de gêneros e sexualidades produzem para sobreviver no campo do currículo escolar, e; c) analisar os movimentos de resistência docente à cisheteronorma. As informações são estudadas por meio da Análise do Discurso em Foucault e produzidas: a) nas conversas tecidas nas rodas com as professoras, e, b) no Diário de Memórias do/no Cotidiano Escolar com as infâncias em dissidência da norma. Salientamos que as narrativas aqui compartilhadas são ficcionais, contadas a partir das minhas vivências no campo das práticas curriculares da educação básica. Tratam-se de minhas interpretações, do que vi, vivi e ouvi, de “ficções, no sentido de que são ‘algo construído’, pois ficção não quer dizer que seja falsa ou não factual, mas uma produção de quem escreve. O locus da pesquisa está situado nas escolas do ensino fundamental da educação pública das redes municipal de Maceió e estadual de Alagoas. Este estudo sugere possíveis caminhos para a reflexão e a identificação de outras trilhas de produção de currículos que possam se lançar na contra-hegemonia da norma. A pesquisa possibilitou também, uma reflexão acerca dos modos como a discussão sobre as infâncias dissidentes da norma de gêneros e sexualidades tem sido realizada na escola e como esta instituição vem se politizando, expandindo-se para novas experiências na perspectiva de gêneros e sexualidades.
Abstract: Who are the childhoods in dissent from the norm of genders and sexualities? What material are they made of? What are the mechanisms used by them to resist the norm? What experiences do they produce? How do teaching practices reverberate in the constitution of these childhoods? The trajectory of the research enunciated here tells about the memories, conversations, and inventions of a teacher about the school(s), the curriculum, teaching practices, and dissident childhoods from the norm of genders and sexualities. We argue that with their insurgent ways, these childhoods seek to resist cisheteronormative power, acting in defense of the right to life. In this sense, their agencies can shake and mess up the curriculum, a device constituted by power relations and discursive strategies for the meaning of bodies. In this movement, these childhoods produce, in a two-way street, the struggle to confront intelligible life statutes, and the constitution of differences, which, embodied in their bodies, make them happy and eager for life, dreams and freedom. This research is based on post-critical theories and methodologies - post-structuralist studies, post-modern studies, cultural studies and queer/cuir studies. This theoretical-methodological set conceives the realities of the contexts in which childhoods are immersed, taking discursive practices as the center of analysis. As objectives, we propose: a) to analyze the curricular practices that constitute the education of dissident childhoods from the norm of genders and sexualities; b) identify the modes of resistance that dissident children's bodies produce to survive in the field of the school curriculum, and; c) analyze the movements of teacher resistance to the cisheteronorm. The information is studied through the Discourse Analysis in Foucault and produced: a) in the conversations woven in the circles with the teachers, and, b) in the diary of memories of/in the school routine with the childhoods in dissidence of the norm. We emphasize that the narratives shared here are fictional, told from my experiences in the field of curricular practices in basic education. These are my interpretations, of what I saw, lived and heard, of “fictions, in the sense that they are 'somethingconstructed', as fiction does not mean that it is false or non-factual, but a production of those who write. The locus of the research is located in elementary schools of public education in themunicipal networks of Maceió and state of Alagoas. This study suggests possible paths for reflection and the identification of other curriculum production tracks that could launch themselves into the counter-hegemony of the norm. The research also allowed a reflection on the ways in which the discussion about dissident childhoods from the norm of genders and sexualities has been carried out at school, as well as, despite the school being a conservative place, and in recent years being affected by ultraconservative attacks, the research noticed that this institution has become politicized, expanding to new experiences in the perspective of genders and sexualities.
Palavras-chave: Currículo
Infâncias LGBTQIA+
Gêneros e sexualidades
Normas sociais
Curriculum
LGBTQIA+ Childhood
Genders and sexualities
Social norms
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: ÁVILA, Dina Maria Vital. Gêneros e sexualidades dissidentes no currículo: desafios discentes e docentes na escola. 2024. 147 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13048
Data do documento: 20-jul-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gêneros e sexualidades dissidentes no currículo_desafios discentes e docentes na escola.pdfGêneros e sexualidades dissidentes no currículo: desafios discentes e docentes na escola1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.