00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13043
Tipo: Tese
Título: Identidades docentes no curso de licenciatura em letras – português a distância do Ifal – reflexões sobre aspectos e processos identitários
Título(s) alternativo(s): Teaching identities in the distance learning degree course in Literature – Portuguese Ifal – reflections on identity aspects and processes
Autor(es): Silva, Cleide Calheiros da
Primeiro Orientador: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Diniz, Magda Renata Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Antonio Carlos Santos de
metadata.dc.contributor.referee3: Medeiros, Ana Clara Magalhães de
metadata.dc.contributor.referee4: Paula, Aldir Santos de
Resumo: No Brasil, na última década, ocorreram grandes transformações sociais e políticas, as quais implicaram significativamente na compreensão que a sociedade tinha sobre as representações relativas à Educação a Distância (EaD) como modalidade de ensino. Concebida, em um passado não tão distante, como uma oferta de ensino de qualidade inferior, quando comparada ao modelo presencial; hoje, é tida como possibilidade de melhoria dos processos que envolvem o ensinar e o aprender nas instituições de ensino do país. Por se constituir como uma modalidade ainda muito carente de pesquisas acerca da complexidade que a constitui, sobretudo no que diz respeito à construção das identidades pessoal e profissional dos/as docentes que nela interatuam, este estudo buscou, diante disso, compreender e enfrentar, de modo reflexivo e criativo, as conjunturas desafiadoras da cotidianidade das construções identitárias de um professor que trabalha no Curso de Licenciatura em Letras-Português a distância do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Para tanto, dialogamos com os referenciais teóricos, dentre outros, de Tardif (2014); Bakhtin (2003; 2008; 2009; 2011); Moita Lopes (2002); Maturana (2009); Rajagopalan (2003); Souto Maior (2013); Celani (2005); Fabrício (2006); Signorini (1998); Amorim (2003); Hall (2009). O estudo, inserido no campo da Linguística Aplicada (LA) e ancorado na pesquisa de natureza qualitativa, fez uso, no processo de construção dos dados, de um questionário semiestruturado e do Ambiente Virtual de Aprendizagem do docente colaborador da pesquisa. As análises empreendidas revelaram que as identidades docentes vão se constituindo nas práticas discursivas que compreendem o universo da docência e da ética discursiva do que representa a autoimagem social, como resultado de um processo sociocultural, de grande dinamicidade e de constante ressignificação. Além disso, as imagens socialmente constituídas sobre a profissão docente trazem implicações nas referidas representações, bem como nos discursos que constituem as identidades dos/as professores/as de profissão. Essa perspectiva colaborou para o entendimento de que o processo de construção identitária acontece de forma corresponsável, o que aloca os sujeitos em um lugar de contínua reelaboração identitária para si mesmo/a e para os outros.
Abstract: In Brazil, in the last decade, major social and political transformations occurred, which significantly implied the understanding that society had about the representations related to Distance Education – Distance Education as a teaching modality. Conceived, in the not-so-distant past, as a lower quality teaching offer, when compared to the face-to-face model; today, it is seen as a possibility to improve the processes that involve teaching and learning in educational institutions in the country. As it constitutes a modality that is still very lacking in research on the complexity that constitutes it, especially with regard to the construction of the personal and professional identities of the teachers who interact with it, this study sought, therefore, to understand and face, in a reflexive and creative way, the challenging conjunctures of the daily life of the identity constructions of a teacher who works in the Licenciatura Course in Letters-Portuguese at a distance from the Federal Institute of Alagoas (Ifal). For this, we dialogue with the theoretical references, among others, by Tardif (2014); Bakhtin (2003; 2008; 2009; 2011); Moita Lopes (2002); Maturana (2009); Rajagopalan (2003); Souto Maior (2013); Celani (2005); Fabrício (2006); Signorini (1998); Amorim (2003); Hall (2009). The study, inserted in the field of Applied Linguistics (LA) and anchored in qualitative research, made use of a semi-structured questionnaire and the Virtual Learning Environment of the collaborating researcher in the data construction process. The analyzes undertaken revealed that the teaching identities are constituted in the discursive practices that comprise the universe of teaching and the discursive ethics of what represents the social self-image, as a result of a sociocultural process, of great dynamism and of constant resignification. In addition, the socially constituted images about the teaching profession have implications for the referred representations, as well as for the speeches that constitute the identities of the professors. This perspective contributed to the understanding that the process of identity construction happens in a co-responsible way, which allocates the subjects in a place of continuous identity rework for themselves and for others.
Palavras-chave: Educação a distância (EAD)
Prática docente
Ensino e aprendizagem - EAD
Distance education (EAD)
Teaching practice
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: SILVA, Cleide Calheiros da. Identidades docentes no curso de licenciatura em letras – português a distância do Ifal – reflexões sobre aspectos e processos identitários. 2023.232 f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13043
Data do documento: 19-mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.