00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dias, Juliana Michaello Macedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8996477208727758pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Roseline-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443235764762267pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Eduardo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6927803856702261pt_BR
dc.creatorBezerra, Maria Victória Silvestre de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1212668723904571pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-16T17:19:40Z-
dc.date.available2024-02-16-
dc.date.available2024-02-16T17:19:40Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.citationBEZERRA, Maria Victória Silvestre de Souza. Permanecer no efêmero: a pixação em Maceió e seus rastros de afeto na cidade. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13042-
dc.description.abstractPixação has a significant representation in the city of Maceió. Even though the movement is more recognized in the country's large cities, there are elements that make pixo in Maceió have its own characteristics and meaning in the imagination of the people of Maceio. These writings remains over time both on the walls and in memory, creating a relationship of affection that goes beyond the limits of the urban space and awakens feelings both in those responsible for the pixo and in those who experience the city, leaving traces wherever they go. Over the years of research, nine crews that are most active in Maceió were identified, as well as the direct relationship between the strength of the movement and Instagram, the social network that makes tags and protests even more visible. In the same way, sometimes, the population itself uses the artifice of pixo to claim their protests. As is the case with residents of neighborhoods affected by the landslide caused by the Braskem company, who write their names on the facades of their old houses in search of justice and also to remain, in some way, in the homes from which they were removed. And as a way of recording movement, the photography join the discussion between memory and trace, but even without it, the tags and phrases written around the city are part of the construction of affective memories between us and Maceió.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPixação - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectAfeto (Psicologia)pt_BR
dc.subjectGrafiteirospt_BR
dc.subjectAffect (Psychology)pt_BR
dc.subjectGraffiti artistspt_BR
dc.subjectGraffiti - Maceió (AL)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titlePermanecer no efêmero: a pixação em Maceió e seus rastros de afeto na cidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA pixação tem uma representação significativa na cidade de Maceió. Mesmo que o movimento seja mais reconhecido nas grandes metrópoles do país, existem elementos que fazem com que o pixo em Maceió tenha suas próprias características e significado no imaginário do maceioense. São escritos que permanecem no tempo tanto nos muros quanto na memória, criando uma relação de afeto que ultrapassa os limites do espaço urbano e desperta sentimentos tanto nos responsáveis pelo pixo, quanto em quem experiencia a cidade, deixando rastros por onde passa. Ao longo dos anos de pesquisa, foram identificadas nove grifes que mais atuam em Maceió e também a relação direta da força do movimento com o Instagram, rede social que faz com que haja ainda mais visibilidade às tags e protestos. Da mesma maneira, algumas vezes, a própria população utiliza do artifício do pixo para reivindicar suas lutas. Como é o caso dos moradores dos bairros afetados pelo afundamento de terra ocasionado pela empresa Braském, que escrevem seus nomes nas fachadas de suas antigas casas tanto em busca de justiça, como também para permanecer, de alguma forma, nos lares de onde eles foram retirados. E como forma de registro do movimento, a fotografia adentra a discussão entre memória e rastro, mas mesmo sem ela, as tags e frases escritas pela cidade fazem parte da construção de recordações e lembranças afetivas entre nós e Maceió.pt_BR
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