00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13019
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A padronização dos processos no setor de Departamento de Pessoal da Contato Contabilidade
Autor(es): Silva, José Diego Lima da
Primeiro Orientador: Milito, Cláudia Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Carlos Everaldo Silva da
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, Anderson de Barros
Resumo: Ambientes desorganizados requerem olhares que percebam minuciosidades que ajudem a melhorar sua desordem. É pensando em melhorias e visando permanecer e se desenvolver no mercado que a padronização de processos se transforma em uma ferramenta de grande valor para a gestão empresarial de uma organização. Diante da importância da padronização dos processos, é observado que ela se torna útil para conseguir ganho significativo na produtividade, redução de custos e despesas. Tendo em vista a sua relevância, o objetivo deste trabalho foi o de padronizar os processos que envolvem uma das tarefas do setor de departamento de pessoal: a folha de pagamento das empresas clientes da Contato Contabilidade. O presente trabalho é classificado como pesquisa aplicada, qualitativa e exploratória. É um estudo de caso feito em cinco etapas. Na primeira etapa tem-se a capacitação dos colaboradores do setor sobre a metodologia de padronização de processos. Seguida pelo levantamento dos principais processos do setor. Após a essa foram definidas as prioridades para a padronização. Na etapa seguinte foi criada a planilha 3Q1POC e fluxograma dos processos prioritários e o ponto principal deste trabalho: a planilha base. Na quinta e última fase foi validado o padrão dos processos prioritários. Como forma ressaltar que a colaboração dos funcionários do setor em questão foi muito importante para a realização deste trabalho e que através da padronização de processos conseguiu-se chegar a uma comunicação assertiva que se deu através da implantação da planilha base da folha de pagamento. Esta que é tida como uma coisa simples, porém de grande valia. Se comparado ao antes, o andamento das atividades do setor tem fluído de forma que os retrabalhos são quase nulos. Embora o objetivo do trabalho tenha sido alcançado, precisa-se destacar o profissionalismo da equipe do setor, pois em muitos momentos ele foi indispensável porque a planilha base não foi tão bem aceita por parte dos clientes, estes que alegaram que o novo procedimento traria mais trabalho. Conversado e mostrado os benefícios da nova planilha, ainda que com a relutância pelo novo, conseguiu-se fazer entender que os ganhos com agilidade e exatidão da informação seriam benéficos para todas as partes. Dito isto, percebe-se maior interação e satisfação com os serviços prestados.
Abstract: Disorganized environments require looks that notice details that help to improve their disorder. It is thinking about improvements and aiming to remain and develop in the market that the standardization of processes becomes a tool of great value for the business management of an organization. Given the importance of standardizing processes, it is observed that it becomes useful to achieve significant gains in productivity, cost and expense reduction. Considering its relevance, the objective of this work was to standardize the processes that involve one of the tasks of the personnel department sector: the payroll of the companies that are clients of Contacto Contabilidade. This work is classified as applied, qualitative and exploratory research. It is a case study done in five steps. In the first stage, the sector's employees are trained on the methodology for standardizing processes. Followed by a survey of the main processes in the sector. After that, the priorities for standardization were defined. In the next step, the 3Q1POC worksheet and the flowchart of the priority processes were created and the main point of this work: the base worksheet. In the fifth and last phase, the standard of priority processes was validated. As a way to emphasize that the collaboration of the employees of the sector in question was very important for the accomplishment of this work and that through the standardization of processes, it was possible to reach an assertive communication that took place through the implementation of the basic payroll spreadsheet. This is considered a simple thing, but of great value. Compared to before, the progress of activities in the sector has flowed in such a way that rework is almost nil. Although the objective of the work was achieved, it is necessary to highlight the professionalism of the sector's team, since in many moments it was indispensable because the base spreadsheet was not so well accepted by the clients, who claimed that the new procedure would bring more work. Having discussed and shown the benefits of the new spreadsheet, despite the reluctance towards the new one, it was managed to make it understood that the gains with agility and accuracy of the information would be beneficial for all parties. That said, there is greater interaction and satisfaction with the services provided.
Palavras-chave: Processos - Padronização
Melhoria contínua
Folha de pagamento
Departamento de pessoal
Empresas de serviços contábeis
Processes - Standardization
Continuous improvement
Payroll
Personal department
Accounting services companies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração - Bacharelado
Citação: SILVA, José Diego Lima da. A padronização dos processos no setor de Departamento de Pessoal da Contato Contabilidade. 2024. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13019
Data do documento: 20-jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A padronização dos processos no setor de Departamento de Pessoal da Contato Contabilidade.pdf886.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.