00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Baggio, André Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9387208061003339pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Tiago Rodrigues-
dc.contributor.referee2Almeida, Guilherme Martins Alves de-
dc.creatorAnjos, Isaias Martins dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5969308698173259pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-05T18:57:45Z-
dc.date.available2023-12-20-
dc.date.available2024-02-05T18:57:45Z-
dc.date.issued2023-08-01-
dc.identifier.citationANJOS, Isaias Martins dos. Ensino de tópicos de eletromagnetismo no ensino médio: do ímã ao motor elétrico. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12997-
dc.description.abstractEducation in Brazil has been somewhat precarious over the last few years. A reflection of this is the low performance of students in general education assessments, especially in the exact sciences. The latest editions of the Basic Education Assessment System (SAEB) and the International Student Assessment Program (PISA), for example, showed a lagged fundamental and secondary education in which students who complete it do not have adequate proficiency. Inadequate structures, lack of teachers, purely traditional methodologies and teaching for testing are some of the problems that permeate the teaching of exact sciences and, in particular, the teaching of Physics. In the midst of these problems, the teacher needs to reflect on how he can contribute to improving this situation. For this purpose, one of the tools that can be used by the teacher is the didactic sequence, which consists of activities organized in order to facilitate the teaching of certain content. Thus, in this work we propose a didactic sequence in which topics of electromagnetism are approached from experiments with low-cost materials. The subjects addressed in this sequence range from the interaction between natural magnets to the design of a simple electric motor, passing through the concepts of magnetic field generated by electric current, Lorentz force on a current wire. In addition, it suggests a way to develop some experiments, among which are the electromagnet, the compass and the Oersted experiment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectMiddle schoolpt_BR
dc.subjectElectromagnetismpt_BR
dc.subjectPhysics – Study and teachingpt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleEnsino de tópicos de eletromagnetismo no ensino médio: do ímã ao motor elétricopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO ensino no Brasil tem sido algo bastante precarizado ao longo dos últimos anos. Um reflexo disso é o baixo desempenho escolar dos estudantes nas avaliações gerais da educação, especialmente nas ciências exatas. As últimas edições do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), por exemplo, mostraram um ensino fundamental e médio defasado em que os estudantes que concluem não possuem proficiência adequada. Estruturas inadequadas, falta de professores, metodologias puramente tradicionais e o ensino para testagem são alguns dos problemas que permeiam o ensino de exatas e, em particular, o ensino de Física. Em meio a estas problemáticas o professor precisa refletir sobre de que modo pode contribuir para melhoria desse quadro. Com esse intuito, uma das ferramentas que podem ser utilizadas pelo professor é a sequência didática, que consiste em atividades organizadas a fim de facilitar o ensino de determinado conteúdo. Assim, neste trabalho propomos uma sequência didática em que se aborda tópicos de eletromagnetismo a partir de experimentos com materiais de baixo custo. Os assuntos abordados nesta sequência englobam desde a interação entre ímãs naturais até a concepção de um motor elétrico simples, passando pelos conceitos de campo magnético gerado por corrente elétrica, força de Lorentz sobre um fio de corrente. Além disso, sugere uma maneira de desenvolver alguns experimentos, dentre os quais estão o eletroímã, a bússola e o experimento de Oersted.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de tópicos de eletromagnetismo no ensino médio_do ímã ao motor elétrico.pdf982.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.