00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12994
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação sobre consciência ambiental, comportamento pró-ambiental e qualidade de gerenciamento de resíduos: realidade de um curso médico em uma instituição de ensino superior pública de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Evaluation on environmental awareness, pro-environmental behavior and quality of waste management: reality of a medical course in a public higher education institution in Alagoas
Autor(es): Costa, Alenilza Bezerra
Primeiro Orientador: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Mendonça, Angela Maria Moreira Canuto de
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Antonio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Lessa, Simone Schwartz
metadata.dc.contributor.referee3: Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de
metadata.dc.contributor.referee4: Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes
Resumo: O gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde é fundamental. Trata-se de um sistema complexo, que envolve múltiplas etapas e diferentes pessoas, desde o cidadão, profissionais da área da saúde, prestadores de serviços internos das instituições de saúde, até profissionais especializados em gerenciamento de resíduos. Neste contexto e neste cenário, foi realizado este trabalho acadêmico, de conclusão de curso, sob o título “Avaliação sobre consciência ambiental, comportamento pró-ambiental e qualidade de gerenciamento de resíduos: realidade de um curso médico em uma instituição de ensino superior pública de Alagoas”. A pesquisadora apresenta os resultados do estudo sobre o assunto, no formato de artigo e produto educacional. O primeiro teve como objetivo geral investigar a relação entre consciência ambiental, comportamento pró-ambiental e o gerenciamento de resíduos em serviços de saúde (GRSS), junto aos estudantes de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior Pública de Alagoas. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório, do tipo descritivo-analítico, com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 93 estudantes de Medicina. Teve como critério de inclusão: estar matriculado no curso de Medicina da instituição pesquisada; e como critério de exclusão: estudante transferido de outras IESs e estudante afastado das atividades acadêmicas. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário validado, intitulado “O Comportamento para Sustentabilidade”, de Afonso et al. (2016). O instrumento foi construído com base nos construtos teóricos acerca da sustentabilidade, mediante três dimensões, a saber: Consciência Ambiental, Comportamento PróAmbiental e Qualidade de Gerenciamento de Resíduos. A escala, tipo Likert, avalia seis itens para cada dimensão, totalizando 18 itens. O questionário e o TCLE foram inseridos no Google Forms e enviados, por correio eletrônico (e-mail) institucional, aos estudantes sorteados. Para a análise de dados, inicialmente as informações foram agrupadas em planilha do Microsoft Office Excel. Posteriormente, as variáveis foram organizadas em tabelas. Para a descrição dos dados, utilizaram-se as medidas: frequência absoluta (n), frequência relativa em porcentagem (%), média, desvio padrão (DP), coeficiente de correlação de Pearson (r) e coeficiente alfa de Cronbach. O valor do alfa de Cronbach foi 0,5596 para a dimensão consciência ambiental, um nível de consistência interna moderada, enquanto as dimensões comportamento pró-ambiental e gerenciamento de resíduos apresentaram 0,6571e 0,715, respectivamente, evidenciando um nível de consistência interna considerado substancial. Os resultados mostraram que o nível de consciência ambiental teve influência positiva no comportamento pró-ambiental e na qualidade do GRSS. O comportamento pró-ambiental exerceu influência positiva na qualidade do gerenciamento de resíduos de serviços em saúde. Os estudantes do quinto ano tiveram maior atitude positiva (estatisticamente significativa) para as dimensões de consciência ambiental e comportamento pró-ambiental que os demais, inclusive o sexto ano. Neste estudo, não houve diferença, estatisticamente significativa, no comportamento entre estudantes do sexo feminino e masculino, em qualquer dimensão. A percepção para a qualidade do gerenciamento de RSS dos estudantes, de todos os anos, requer aprimoramento curricular. Para maior aprofundamento, sugere-se pesquisa qualitativa sobre as oportunidades de aprendizagem existentes. Os documentos da instituição mostraram-se insuficientes para materializar o gerenciamento de resíduos sólidos em saúde. Concluiu-se que a IES precisa praticar, orientar e monitorar o GRSS, como também sensibilizar os estudantes no descarte dos resíduos gerados em atividades práticas. Os estudantes da instituição pesquisada apresentaram atitudes preocupantes na dimensão qualidade de gerenciamento de RSS, necessitando de aprimoramento. O Produto Educacional produzido foi um vídeo intitulado “Gerando e Descartando RSS em um Cenário Prático”. O recurso teve como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o seu papel no GRSS. O vídeo foi construído através da Plataforma Animaker e tem duração de 2’49’’. Seus conteúdos abordam o papel da IES no GRSS e Simulação de Situação de Geração e Descarte de RSS. Espera-se que este trabalho acadêmico de conclusão de curso venha a se consolidar como um documento auxiliar para o aprimoramento do currículo do curso de medicina da instituição pesquisada.
Abstract: Residue management in healthcare services is crucial. It is a complex system involving multiple stages and different people, from citizens, health professionals and drivers of internal services in healthcare institutions, to specialized professionals in residue management. In this context and scenario, this academic work was carried out as a final course project under the title “Assessment on environmental awareness, pro-environmental behavior and residue management quality in healthcare services: The Reality of a Medical Course in a Public Higher Education Institution (HEI) in Alagoas." The researcher presents the results of the study on the subject in the format of an article and educational product. The first general objective was investigating the relationship between environmental awareness, pro-environmental behavior and residue management in healthcare services (GRSS), among medical students from a public higher education institution in Alagoas. This is an exploratory case study, with descriptiveanalytical and a quantitative approach. The sample consisted of 93 medical students. The inclusion criteria was: being enrolled in the medical course of the researched institution; and as exclusion criteria: student transferred from other HEIs and student removed from academic activities. As a data collection instrument, a validated questionnaire was used, entitled “Behavior for Sustainability” (Afonso et al. 2016). The questionnaire was based on theoretical constructsrelated to sustainability, encompassing three dimensions: Environmental Awareness, Pro-Environmental Behavior and Residue Quality management. The Likert-type scale evaluatessix itemsfor each dimension, totaling 18 items. The questionnaire and the TCLE were inserted in Google Forms and sent to the selected students by institutional electronic mail (email). For data analysis, the information was initially grouped in a Microsoft Office Excel spreadsheet. Subsequently, the variables were organized in tables. For data description, the following measures were used: absolute frequency (n), relative frequency in percentage (%), avarage, standard deviation (SD), Pearson's correlation coefficient (r) and Cronbach's alpha coefficient. The Cronbach's alpha value was 0.5596 for the environmental awareness dimension, indicating a moderate level of internal consistency, while the pro-environmental behavior and residue management dimensions exhibited 0.6571 and 0.715, respectively, indicating a considered substantial level of internal consistency. The results showed that the level of environmental awareness had a positive influence on pro-environmental behavior and on the quality of the GRSS. Pro-environmental behavior exerted a positive influence on the quality of residue management in healthcare services. Fifth year students had a greater positive attitude (statistically significant) towards the dimensions of environmental awareness and proenvironmental behavior than the others, including sixth year students. In this study, there was no statistically significant difference in behavior between female and male students in any dimension. The students’ perception of GRSS quality, across all years, requires curriculum improvement. For greater depth, further qualitative research is suggested to explore existing learning opportunities. The institution's documents proved to be insufficient to materialize the management of solid residue in healthcare. It was concluded that the HEI needs to practice, guide and monitor the GRSS, as well as raise students awareness regarding the disposal of residue generated during practical activities. The students at the researched institution presented concerning attitudes in the dimension of GRSS quality, indicating a need for improvement. The produced Educational Product was a video titled “Generating and Disposing of RSS in a Practical Setting.” The resource aimed to raise awareness among the academic community about their role in the GRSS. The video was built using the Animaker Platform and has a duration of 2'49''. Its contents address the role of the HEI in the GRSS and Situation Simulation of RSS Generation and Disposal. It is expected that this academic work will consolidate itself as an auxiliary resource for improving the curriculum of the medical course of the researched institution.
Palavras-chave: Recursos audiovisuais
Vídeo educativo
Gerenciamento de resíduos
Instituições acadêmicas
Audiovisual resources
Educational videos
Residue management
Academic institutions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: COSTA, Alenilza Bezerra. Avaliação sobre consciência ambiental, comportamento pró-ambiental e qualidade de gerenciamento de resíduos: realidade de um curso médico em uma instituição de ensino superior pública de Alagoas. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12994
Data do documento: 19-jun-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.