00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Mônica Araújo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1947067470970256pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Maria Ester de Sá Barreto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4026092982442561pt_BR
dc.creatorSantos, Joyce Iris Vieira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9768404151433593pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-02T13:38:12Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T13:38:12Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Joyce Iris Vieira dos. A temática plásticos para alunos com síndrome de Down no Ensino médio: uma proposta de sequência didática. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12975-
dc.description.abstractSince plastic is one of the materials most used by humans, it can and should be worked in the classroom as a chemistry content, since it is of paramount importance to know how its production and disposal process occurs. Thus, the objective of this work was to create a proposal for a didactic sequence with the theme of plastics, approaching a chemistry content, however, working with students with Down syndrome. The proposal is based on the fact that today, children with SD have a lot of difficulty in learning, both in chemistry and in other disciplines, due to problems related to the syndrome, and also due to the lack of preparation and interest in schools in create an effective learning environment for them. The work was carried out through a survey of data collection, and literature review, searching the Google Scholar online platform using the keywords “Plastics; Chemistry teaching; Down's syndrome". Thus, it was possible to verify that there are few publications, thus concluding that the theme is little explored when investigated in relation to this public, and based on these data, it was intentional to create a proposal for a didactic sequence with an approach aimed at students with Down syndrome.. This was developed to be worked on in 6 classes, starting with the establishment of a bond, and explanation of the project. The segment revolves around the presentation of material and the use of drawings and experimentation to approach the content to promote dynamism and effective learning, opening ways for students to assimilate the content in the best possible way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Química- Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlásticospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAlunos com síndrome de Downpt_BR
dc.subjectPlasticspt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectStudents with Down syndromept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleA temática plásticos para alunos com síndrome de Down no Ensino médio: uma proposta de sequência didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoVisto que o plástico é um dos materiais mais utilizados pelo ser humano, ele pode e deve ser trabalhado em sala de aula como um conteúdo de química, uma vez que, é de suma importância saber como ocorre seu processo de produção e descarte. Assim, o objetivo deste trabalho foi criar uma proposta de sequência didática com a temática plásticos abordando um conteúdo da química, porém, trabalhando com alunos com síndrome de Down. A proposta baseia-se no fato de que hoje, crianças com SD possuem muita dificuldade no aprendizado, tanto na química, como também em outras disciplinas, devido a problemas relacionados à síndrome, e também pela falta de preparo e interesse nas escolas em criar um ambiente de aprendizado efetivo para elas. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de levantamento de dados, e revisão da literatura, buscando na plataforma online Google Acadêmico utilizando as palavras chaves “Plásticos; Ensino de Química; Síndrome de Down”. Assim, foi possível verificar que há poucas publicações, concluindo assim, que a temática é pouco explorada quando se investigada em relação a este público, e com base nesses dados, foi intencional a criação de uma proposta de sequência didática com abordagem voltada para alunos com síndrome de Down. Esta, foi desenvolvida para ser trabalhada em 6 aulas, iniciando pelo estabelecimento de vínculo, e explicação de projeto. O segmento gira em torno da apresentação de material e utilização de desenhos e experimentação para abordagem do conteúdo para a promoção do dinamismo e da aprendizagem efetiva, abrindo caminhos para que os discentes assimilem da melhor forma possível o conteúdo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A temática plásticos para alunos com síndrome de Down no ensino médio_uma proposta de sequência didática.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.