00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12970
Tipo: Dissertação
Título: Química e tecnologia: elaboração de um material didático com a temática medicamentos avaliados para o tratamento da Covid-19 e uso do software ArgusLab
Título(s) alternativo(s): Chemistry and technology: elaboration of instructional materials with the theme drugs evaluated for the treatment of Covid-19 and use of the ArgusLab software
Autor(es): Santos, Crislania dos
Primeiro Orientador: Cardoso, Silvia Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Albuquerque, Samuel Silva de
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Francine Santos de
Resumo: A contextualização no ensino de ciências da natureza, em uma perspectiva Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente (CTSA) vem sendo defendida por orientações oficiais, educadores e pesquisadores como ferramenta norteadora para uma educação que busque a cidadania e uma aprendizagem significativa voltada para a alfabetização científica no ensino de química. Nesse ponto, o produto educacional (PE) elaborado destina-se a instrumentalização do professor do ensino médio para o exercício da sua profissão. O material proposto prevê um conteúdo sistematizado e organizado de modo a auxiliar o professor em sala de aula no que diz respeito a despertar o interesse dos estudantes para um tema atual e presente no cotidiano de todos nós através da investigação. O material foi dividido em duas partes principais: um guia básico de utilização do software ArgusLab e sugestões de experimentos que podem ser realizados com o uso do software. Além disso, para que pudéssemos comparar e avaliar esse PE em relação aos outros, foram propostos critérios que levam em consideração a forma de apresentação e abordagem do tema, bem como a presença de atividades investigativas. Nesse contexto, muito embora não tenha sido possível a avaliação do material por um conjunto de professores em função do isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, acreditamos que com base nos critérios elencados e por comparação com outros materiais semelhantes disponíveis na literatura um material potencialmente interessante e significativo tenha sido produzido durante essa etapa da minha formação no PROFQUI-UFAL.
Abstract: Contextualization in the teaching of natural sciences, in a Science/Technology/Society/Environment (STSE) has been defended by official guidelines, educators and researchers as a guiding tool for an education that seeks citizenship and a significant learning received for literacy scientific in chemistry teaching. At this point, the educational product (EP) designed is intended to equip high school teachers to exercise their profession. The proposed material foresees a systematized and organized content in order to help the teacher in the classroom with regard to arousing the students' interest for a current theme and present in the daily life of all of us through the investigation. The material was divided into two main parts: a basic guide for using the ArgusLab software and suggestions for experiments that can be performed using the software. In addition, so that we could compare and evaluate this EP in relation to others, criteria were proposed that take into account the form of presentation and approach to the theme, as well as the presence of investigative activities. In this context, although it was not possible to evaluate the material by a group of teachers due to the social isolation imposed by the COVID-19 pandemic, we believe that based on the listed criteria and by comparison with other similar materials available in the literature, a material potentially interesting and significant was produced during this stage of my training at PROFQUI-UFAL.
Palavras-chave: Química – Alfabetização científica
Aprendizagem
Manual ArgusLab
Coronavírus – Covid-19
Chemistry – Scientific Literacy
Apprenticeship
ArgusLab Handbook
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI
Citação: SANTOS, Crislania dos. Química e tecnologia: elaboração de um material didático com a temática medicamentos avaliados para o tratamento da Covid19 e uso do software ArgusLab. 2023. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12970
Data do documento: 10-mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.