Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12962
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Coordenando: aprendizagem baseada na interdisciplinaridade entre matemática e geografia |
Título(s) alternativo(s): | Coordenando: learning based on interdisciplinarity between mathematics and geography |
Autor(es): | Santos, Késsia Tatiane Rodrigues dos |
Primeiro Orientador: | Santos, Viviane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Juliana Roberta Theodoro de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guerra, Ediel Azevedo |
Resumo: | Este trabalho tem o intuito de apresentar o processo de criação, adaptação, aplicação e resultados da atividade “Coordenando: resolvendo desafios através de coordenadas”, elaborada pelo projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) “Sem mais nem menos”, a qual foi aplicada para estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, tendo o acompanhamento de seus professores. O projeto de extensão tem o objetivo de mostrar a Matemática fora do contexto da própria disciplina e, devido à pandemia da Covid-19, as atividades do projeto, que eram elaboradas e aplicadas nas escolas de forma presencial, tiveram que ser adaptadas e consequentemente modificadas para a aplicação de forma remota por meio de lives no Instagram do projeto. A atividade original foi elaborada pelo projeto em 2019 e necessitou de algumas mudanças para sua aplicação on-line, que ocorreu em 2020 com a participação de estudantes e professores de vários estados do país. Nela é abordado o conteúdo de coordenadas cartesianas no contexto da cartografia através da resolução de desafios usando coordenadas que levam a estados brasileiros. |
Abstract: | Não tem abstract. |
Palavras-chave: | Matemática Extensão universitária Interdisciplinaridade Geografia Plano cartesiano Mathematics University extension Interdisciplinarity Geography Cartesian plan |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Késsia Tatiane Rodrigues dos. Coordenando: aprendizagem baseada na interdisciplinaridade entre matemática e geografia. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12962 |
Data do documento: | 26-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Coordenando: aprendizagem baseada na interdisciplinaridade entre matemática e geografia.pdf | 4.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.