00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Espíndola, Aline Calheiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4521033460312471pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Danúbia Teixeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1322539920718246pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Ana Kássia Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7294367063094459pt_BR
dc.creatorSilva, Rayane dos Santos-
dc.date.accessioned2024-01-30T16:36:17Z-
dc.date.available2024-01-30-
dc.date.available2024-01-30T16:36:17Z-
dc.date.issued2023-07-04-
dc.identifier.citationSILVA, Rayane dos Santos. Influência da gestão na restauração de rodovias: estudo de caso BR-101/AL. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12951-
dc.description.abstractThe restoration of highways has a great importance in terms of ensuring good trafficability and safety for road users, as well as the economic and social importance of road transport for the transport of cargo and people. Since the Brazilian economy is highly dependent on road transport, there is in Brazil a need to guarantee efficient management models for carrying out actions in the sector, indicating the importance of comparatively investigating the contractual models of road maintenance adopted by the Federal Government. The Directorate of Road Infrastructure (DIR) of the National Department of Transport Infrastructure (DNIT) is responsible for the maintenance, recovery and construction of federal interurban transport routes under federal jurisdiction managed by DNIT. It is in the identification of failures and irregularities in the planning of contracts, in the management and inspection of maintenance contracts on the BR-101/AL, through a comparative study of the results generated by the adoption of the integrated bidding modality and the CREMA (Road Recovery and Maintenance Contracts Program) type contracts on which this work is based. To this end, surveys of the methods used for evaluation were carried out, as well as a critical analysis of the survey scarried out in the project and the functional solutions adopted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civil - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasil. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportespt_BR
dc.subjectRodovias - Administraçãopt_BR
dc.subjectRodovias - Restauraçãopt_BR
dc.subjectBrazil. National Department of Transport Infrastructurept_BR
dc.subjectHighways - Administrationpt_BR
dc.subjectHighways - Restorationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleInfluência da gestão na restauração de rodovias: estudo de caso BR-101/ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA restauração de rodovias tem grande relevância no que diz respeito à garantia de uma boa trafegabilidade e segurança ao usuário das vias, bem como pela importância econômica e social do modal rodoviário para o transporte de cargas e pessoas. Sendo a economia brasileira altamente dependente do transporte rodoviário, no Brasil há a necessidade de garantir modelos de gestão eficientes para a condução das ações no setor, indicando a importância de averiguar comparativamente os modelos contratuais de manutenção rodoviária adotados pelo Governo Federal. A Diretoria de Infraestrutura Rodoviária (DIR) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é responsável pela manutenção, recuperação e construçãode vias de transportes interurbanas federais sob jurisdição federal administradas pelo DNIT. É na identificação de falhas e irregularidades no planejamento das contratações, na gestão e na fiscalização dos contratos de manutenção na BR-101/AL, por meio de um estudo comparativo dos resultados gerados pela adoção da modalidade de licitação integrada e dos contratos do tipo CREMA (Programa de Contratos de recuperação e manutenção Rodoviária) que está baseado este trabalho. Para tal, foram realizados levantamentos dos métodos utilizados para avaliação, além da realização de uma análise crítica sobre os levantamentos realizados no projeto e sobre as soluções funcionais adotadas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influência da gestão na restauração de rodovias: estudo de caso BR-101AL.pdf25.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.