00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12935
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Correia, Monica Dorigo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9328551114196524pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Edma Carvalho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418533177406749pt_BR
dc.contributor.referee2Soviezoski, Hilda Helena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3044840899631023pt_BR
dc.creatorSilva, Adrianna Kelly Santos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5308211919178504pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T21:14:57Z-
dc.date.available2024-01-29-
dc.date.available2024-01-29T21:14:57Z-
dc.date.issued2014-12-05-
dc.identifier.citationSILVA, Adrianna Kelly Santos da. Atividades lúdicas no ensino de saúde direcionadas para doenças de veiculação hídrica com alunos do Ensino fundamental em Alagoas. 2024. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12935-
dc.description.abstractThis research was developed to analyze the level of knowledge of students from two classes of 6th grade at a public school in the municipality of Atalaia, Alagoas, on waterborne diseases, because this is prevalence region of these diseases. We chose to work with the following diseases including Cholera, Diarrheal Diseases (Amoebiasis and Giardiasis), Schistosomiasis, Hepatitis A and Leptospirosis, with activities divided into three stages. The first step aimed to analyze the students'prior knowledge through the objective questions about these diseases. The second step was to ascertain the level of knowledge acquired by students after a lecture, also through the use of questionnaire. The last step aimed to verify the level of knowledge acquired by students from the use of a digital game. The results show that the first and second stage of the research most students were unaware of the diseases in question, the modes of transmission and prevention, as well as transmitting agents. Thus, based on these data, it was concluded that there was need to improve teacher training focused on the development of educational practices in school health. This practice also sought to promote the prevention of such diseases and general health, thus aiding the prevention and the consequent reduction in the number of cases involving students and families. In the third stage the data showed that after the application of the game, there was an increase in the number of correct answers by the students of both classes, as the questions about waterborne diseases. It can thus prove the positive contribution of the use of educational games in teaching-learning for elementary education students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectDoenças com veiculação hídricapt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectWaterborne diseasespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAtividades lúdicas no ensino de saúde direcionadas para doenças de veiculação hídrica com alunos do Ensino fundamental em Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeActivities in directed health recreational teaching for the serving diseases water with students of Elementary education in Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida visando analisar o nível de conhecimento dos alunos de duas turmas de 6o ano de uma escola pública da rede municipal de Atalaia, Alagoas, sobre as doenças de veiculação hídrica, por ser esta região área de prevalência dessas doenças. Optou-se trabalhar com as seguintes doenças incluindo Cólera, Doenças Diarreicas (Amebíase e Giardíase), Esquistossomose, Hepatite A e Leptospirose, sendo as atividades divididas em três etapas. A primeira etapa objetivou analisar o conhecimento prévio dos alunos através da aplicação de questionários com perguntas objetivas sobre as doenças em questão. A segunda etapa buscou verificar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos após uma aula expositiva, também através da aplicação de questionário. A última etapa teve como objetivo verificar o nível de conhecimento adquirido pelos estudantes a partir da utilização de um jogo digital. Os resultados demonstram que na primeira e segunda etapa da pesquisa a maioria dos alunos desconheciam as doenças em questão, as formas de transmissão e prevenção, assim como os agentes transmissores. Assim, com base nesses dados, concluiu-se que existe necessidade de melhorar a formação dos professores voltada para a elaboração de práticas educacionais em saúde na escola. Essa prática também buscou promover a prevenção de tais doenças e da saúde em geral, auxiliando assim a prevenção e a consequente redução no número de casos junto aos alunos e familiares. Na terceira etapa os dados obtidos demonstraram que após a aplicação do jogo, observou-se o aumento no número de acertos por parte dos alunos de ambas as turmas, quanto aos questionamentos sobre as doenças com veiculação hídrica. Pode-se assim comprovar a contribuição positiva da utilização do jogo educativo no processo de ensino-aprendizagem para alunos da educação básica.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.