00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Irailde Correia de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9450276332041514pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee2Viana , Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.creatorMelo, Josefa Givaneide Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9293544544446630pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-23T22:27:19Z-
dc.date.available2024-01-23-
dc.date.available2024-01-23T22:27:19Z-
dc.date.issued2023-10-18-
dc.identifier.citationMELO, Josefa Givaneide Silva. O coordenador pedagógico no cotidiano escolar e na articulação escola família. 23 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12902-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO coordenador pedagógico no cotidiano escolar e na articulação escola famíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo compreender a função e ação do coordenador pedagógico na escola e na articulação escola-família. A prática educacional aponta para uma indefinição ou pouca visibilidade do trabalho desses profissionais na escola, o que permite indagar quais são ou devam ser suas atribuições no cotidiano escolar e sua ação na articulação com as famílias que possibilite melhor desenvolvimento e formação dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, utilizando como procedimentos metodológicos levantamento e seleção de treze títulos de estudos e pesquisas, cujos critérios de escolha se delimitaram à relevância do tema, à credibilidade das fontes, à atualização de informações e à acessibilidade do conteúdo, em livros, sites acadêmicos, como: Anped, Google Acadêmico, Scielo e Anpae que contribuam para uma melhor compreensão acerca do trabalho, da função do coordenador pedagógico na escola e sua ação junto às famílias. A leitura e análise de diversos autores possibilitaram um conhecimento mais aprofundado sobre o tema em questão, uma compreensão clara do papel do coordenador pedagógico na escola, bem como da sua atuação junto às famílias, de modo a favorecer a construção de uma educação de qualidade social. O estudo destaca o papel do coordenador pedagógico no interior da escola e na relação escola-família, enfatizando sua função como articulador e agente transformador na escola, visando o desenvolvimento pleno dos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O coordenador pedagógico no cotidiano escolar e na articulação escola - família.pdf459.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.