00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Jair Barbosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8654129558132481pt_BR
dc.contributor.referee2Conceição, Lívia Andrade da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8340679472568137pt_BR
dc.contributor.referee3Ampessan, João Paulo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3392494019608347pt_BR
dc.creatorMaia Junior, Raimundo Nonato-
dc.date.accessioned2024-01-18T13:21:57Z-
dc.date.available2024-01-18-
dc.date.available2024-01-18T13:21:57Z-
dc.date.issued2024-02-18-
dc.identifier.citationMAIA JUNIOR, Raimundo Nonato. Reflexões sobre o ensino / aprendizagem de libras para agentes de segurança pública como L2. 2024. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12891-
dc.description.abstractThis research aims to reflect on the teaching/learning of the Brazilian Sign Language- Libras for public security agents as a second language - L2. The research was carried out in the 1st Libras extension course for public security professionals at the Federal University of Alagoas - UFAL, analyzing the lesson plans and semi- structured interviews carried out with students graduating from the course. The work is divided into seven parts, starting with the legal aspects of teaching Libras, presenting the main legal guarantees; the teaching of Libras as L2, the methodological aspects of teaching/learning of a second language in a different modality from the first language- L1 of the students; next, we explain the methodology of the entire research, we show the profile of the research subjects, the collection of data from the interviewees, and,finally, data analysis and final considerations. Analyzing this work, he perceives the need for specific courses in Libras for public security agents, the implementation of the Libras discipline in the training courses of public security agents. It is not possible for the police officer to provide assistance in cases involving the deaf if the police officer cannot haveeffective ommunication with the deaf.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Libras) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject. Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectProfissionais de Segurança Públicapt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectBrazilian Sign Languagept_BR
dc.subjectProfessionals Public securitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleReflexões sobre o ensino/aprendizagem de libras para agentes de segurança pública como L2pt_BR
dc.title.alternativeReflections on teaching/learning Libras for agents public security as L2pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem por objetivo refletir sobre o ensino/aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – Libras para agentes de segurança pública como segunda língua – L2. A pesquisa foi realizada no 1° curso de extensão de Libras para profissionais da segurança pública na Universidade Federal de Alagoas - UFAL analisando os planos de aulas e entrevistas semiestruturas realizada com alunos concluintes do curso. O trabalho está dividido em sete partes, começando com os aspectos legais sobre o ensino de Libras apresentando as principais garantias legais; o ensino de Libras como L2, os aspectos metodológicos deensino/aprendizagem de uma segunda língua de modalidade diferente da primeira língua - L1 dos alunos; na sequência, explicamos a metodologia de toda a pesquisa, mostramos o perfil dos sujeitos da pesquisa , a coleta dos dados dos entrevistados, e, por fim, análise dos dados e as considerações finais. Analisando esse trabalho, percebe a necessidade de cursos específicos de Libras para agentes de segurança pública, a implantação da disciplina de Libras nos cursos de formações dos agentes de segurança pública. Não é possível o policial dar um atendimento em ocorrências com surdos se o policial não consegue ter uma comunicação efetiva com o surdo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões sobre o ensino aprendizagem de libras para agentes de segurança pública como L21.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.