00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Edma Carvalho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418533177406749pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Laura Cristiane de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825393185550310pt_BR
dc.creatorSantos, Ricardo Anderson Nogueira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2356166442983940pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-20T18:18:54Z-
dc.date.available2023-12-20-
dc.date.available2023-12-20T18:18:54Z-
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Ricardo Anderson Nogueira dos. Avaliação sobre modelos atômicos no ensino de química sob a perspectiva semiótica de Pierce e Saussure. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12849-
dc.description.abstractIn recent decades there has been a deepening of studies involving problems related to teaching and learning in chemistry, seeking solutions that bring the classroom closer to the scientific environment and the necessary reflections aimed at the development of the individual, regarding the formation of critical citizens and authors of science. transformation of your reality. This work seeks to investigate the possible causes of the chemical-conceptual discrepancy in the school environment, starting from the semiotic analysis of Peirce and Saussure. For this, the work is based on the analysis of three publications on: the conception of atomic models by students through a project carried out by graduates of the Federal University of Sergipe (UFS); the representations in the Chemistry LD under the title ''Citizen Chemistry'' identified in the PNLD 2015 by Editora AJS, 2nd edition 2013, by the coordinating authors Wildson Luis Pereira dos Santos and Gerson de Sousa and the third publication consists of the analysis of the semiotic function involved in representations of the same work, focused on atomic models. Finally, the data were compared in the light of a literary review, leading to suggestions that improve the formulation and use of Chemistry textbooks in the school environment, bringing about real progress in the teaching and learning process in Chemistry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Química- Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleAvaliação sobre modelos atômicos no ensino de química sob a perspectiva semiótica de Pierce e Saussure.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas se observou o aprofundamento dos estudos envolvendo as problemáticas relacionadas ao ensino e aprendizagem em química, buscando soluções que aproximem a sala de aula do meio científico e das reflexões necessárias visando o desenvolvimento do indivíduo, quanto à formação de cidadãos críticos e autores da transformação de sua realidade. Este trabalho busca investigar as possíveis causas da defasagem químico-conceitual no ambiente escolar, partindo da análise semiótica de Peirce e Saussure. Para isso o trabalho se baseia na análise de três publicações sobre: a concepção dos modelos atômicos por parte dos alunos através de um projeto realizado por licenciandos da Universidade Federal de Sergipe (UFS); as representações no LD de Química sob o título ‘’ Química Cidadã’’ identificada no PNLD 2015 da Editora AJS, 2ª edição 2013, dos autores coordenadores Wildson Luis Pereira dos Santos e Gerson de Sousa e a terceira publicação consiste na análise da função semiótica envolvida nas representações da mesma obra, voltada aos modelos atômicos. Por fim os dados foram comparados à luz de uma revisão literária, conduzindo a sugestões que aperfeiçoem a formulação e utilização dos LDs de Química no ambiente escolar, alçando um real progresso no processo de ensino e aprendizagem em Química.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação sobre modelos atômicos no ensino de química sob a perspectiva semiótica de Pierce e Saussure..pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.