00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ruy Matos e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4262551507452008pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Manoela Maria Pinto Moreira das-
dc.contributor.referee2Spinelli, Carlos Humberto de Albuquerque-
dc.creatorMartins, Edna Gabriella Silva-
dc.date.accessioned2023-12-19T20:34:55Z-
dc.date.available2023-12-05-
dc.date.available2023-12-19T20:34:55Z-
dc.date.issued2023-07-17-
dc.identifier.citationMARTINS, Edna Gabriella Silva. Marketing e semiótica na construção das marcas Boca Rosa Beauty e linha Bruna Tavares. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12836-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the marketing actions adopted by the brands Boca Rosa Beauty and Bruna Tavares Line, observing their relations to the existing semiotic theories on the subject. For this, clippings of advertising campaigns of Boca Rosa Beauty and Bruna Tavares Line were selected, mainly on Instagram, in the period from February 2020 to March 2023, with the intention to attract, publicize and retain customers, especially the female audience in the consumption of the brands' products. The study also intends to show the importance of the internet and Discourse Semiotics in the growth and consolidation of brands. To ground this research, the process of visual identity construction associated with interactions through communication with the consumer public will be presented. By analyzing the Instagram accounts of Boca Rosa Beauty and Bruna Tavares Line and their owners Bianca Andrade and Bruna Tavares it is noticeable the identification of content production and product launches that trigger comments and posts in the most varied audiences that analyze and post content about the beauty niche. This whole process contributes strongly to the memorization of the customer experience, promotion actions based on the so-called "organic marketing" and demonstrates the concern of the creators with the visual identity of the brand, confirming the direct link with Semiotics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Jornalismo - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemiótica – Marketingpt_BR
dc.subjectAções de Marketing – influenciadorespt_BR
dc.subjectMaquiagem – estratégias de marketingpt_BR
dc.subjectMarca registrada (Alagoas)pt_BR
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectSemiotics – Marketingpt_BR
dc.subjectMarketing Actions – influencerspt_BR
dc.subjectMakeup – marketing strategiespt_BR
dc.subjectTrademark (Alagoas)pt_BR
dc.subjectBrandpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.titleMarketing e semiótica na construção das marcas Boca Rosa Beauty e linha Bruna Tavarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar as ações de marketing adotadas pelas marcas Boca Rosa Beauty e Linha Bruna Tavares, observando suas relações às teorias semióticas existentes sobre o assunto. Para isto, foram selecionados recortes de campanhas publicitárias da Boca Rosa Beauty e da Linha Bruna Tavares veiculadas, principalmente no Instagram, no período de Fevereiro de 2020 a Março de 2023, com a intenção de atrair, divulgar e fidelizar clientes, especialmente o público feminino no consumo dos produtos das marcas. O estudo pretende também mostrar a importância da internet e da Semiótica Discursiva no crescimento e consolidação das marcas. Para fundamentar a presente pesquisa será apresentado o processo de construção de identidade visual associado às interações através da comunicação com o público consumidor. Ao analisar as contas no Instagram da Boca Rosa Beauty e Linha Bruna Tavares e de suas proprietárias Bianca Andrade e Bruna Tavares é perceptível a identificação de produção de conteúdo e lançamentos de produtos que desencadeiam comentários e veiculações no mais variados públicos que analisam e postam conteúdos sobre o nicho da beleza. Todo esse processo contribui fortemente para a memorização da experiência do cliente, ações de promoção baseadas no chamado “marketing orgânico” e demonstra a preocupação das idealizadoras com a identidade visual da marca, confirmando a ligação direta com a Semiótica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marketing e semiótica na construção das marcas Boca Rosa Beauty e linha Bruna Tavares.pdf2.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.