Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12835
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A inclusão escolar no ensino fundamental: o planejamento docente em tempos de pandemia da COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | School inclusion in elementary education: teacher planning in times of the COVID-19 pandemic |
Autor(es): | Santos, Daniela Silva dos Rodas, Lísia Vanessa da Silva |
Primeiro Orientador: | Mercado, Elisangela Leal de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Maria Dolores Fortes |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi investigar como o planejamento docente tem garantido o direito à educação aos estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE) no contexto das atividades não-presenciais em razão da Pandemia da COVID-19 no Brasil. A metodologia emprega uma pesquisa bibliográfica em artigos, livros e documentos legais relacionados à educação especial, planejamento inclusivo e adequações curriculares em contextos pandêmicos. É uma pesquisa exploratória por meio da observação do processo de inclusão escolar nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública municipal, situada no município de Matriz de Camaragibe, localizado na mesorregião do leste alagoano. Os resultados apontaram que diante da fragilidade da educação inclusiva no município, o planejamento docente não tem garantido o direito de aprender aos estudantes PAEE no contexto das atividades remotas. |
Abstract: | The objective of this work was to investigate how teacher planning has guaranteed the right to education for students Target Public of Special Education (PAEE) in the context of non-presential activities due to the COVID-19 Pandemic.The methodology employs bibliographic research in articles, books and legal documents related to special education, inclusive planning and curricular adjustments in pandemic contexts. And exploratory research through the observation of the process of school inclusion in classes from the early years of elementary school in a municipal public school, located in the municipality of Matriz de Camaragibe, located in the mesoregion of eastern Alagoas. The results showed that, given the weakness of inclusive education in the city, teacher planning has not guaranteed the right to learn to PAEE students in the context of remote activities. |
Palavras-chave: | Alunos com deficiência Aulas remotas Planejamento docente Students with disabilities Remote classes Teaching planning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Daniela Silva dos, RODAS, Lísia Vanessa da Silva. A inclusão escolar no ensino fundamental: o planejamento docente em tempos de pandemia da COVID-19. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Matriz de Camaragibe, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12835 |
Data do documento: | 2-dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A inclusão escolar no ensino fundamental - o planejamento docente em tempos de pandemia da COVID-19.pdf | 863.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.