Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12829
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexões sobre o jogo teatral na formação educacional de alunos e alunas surdos do EJAI no IRES – Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez |
Autor(es): | Silva, Cleidson Alan Cardos da |
Primeiro Orientador: | Couto, Lara Barbosa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Ivanildo Lubarino Piccoli dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gianini, Marcelo |
Resumo: | O presente trabalho tem o intuito de relatar a experiência de aulas práticas para alunos(as) com surdez do Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez de Maceió. Com a realização de aulas semanais, foi utilizado a linguagem dos Jogos Teatrais para introduzir esses(as) alunos(as) no universo do teatro. As aulas têm por objetivo formar de maneira prática esses alunos(as), para que ao final do processo fosse realizado de um espetáculo no final. Utilizando os Jogos Teatrais em suas várias formas e variações, conseguimos atingir resultados satisfatórios no final do processo da pesquisa, mas devido à Pandemia o trabalho final não conseguiu ser realizado, mas o processo nos deu a possibilidade de pensar sobre uma melhor qualidade de ensino na formação, e formular questionamentos para uma formação continuada dos discentes na disciplina de LIBRAS dentro do Curso de Teatro Licenciatura. É onde surge a questão de pensar sobre uma melhor formação inicial para docentes do Curso de Teatro Licenciatura na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. |
Abstract: | This paper aims to report the experience of practical classes for students with deafness of the Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez de Maceió. With weekly classes, the language of theatrical games was used to introduce these students to the universe of theater. The classes have as an objective to form these students in a practical way, so that at the end of the process a show was performed. Using the Theater Games in its several forms and variations, we could reach satisfactory results at the end of the research process, but due to the Pandemic the final work couldn't be done, but the process gave us the possibility to think about a better quality of teaching in the formation, and formulate questions for a continued formation of the students in the discipline of LIBRAS in the Theater Graduation Course. That is where the question of thinking about a better initial training for teachers of the Theater Graduation Course in Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS arises. |
Palavras-chave: | Teatro Jogos teatrais Ensino Educação - Surdos Língua brasileira de sinais Theater Theatrical games Teaching Education - Deaf Brazilian sign language |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Teatro - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Cleidson Alan Cardos da. Reflexões sobre o jogo teatral na formação educacional de alunos e alunas surdos do EJAI no IRES – Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez. 2023. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12829 |
Data do documento: | 18-jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reflexões sobre o jogo teatral na formação educacional de alunos e alunas surdos do EJAI no IRES – Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.