00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2509-7737pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, José Nogueira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7656861095160664pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.referee2IDhttp://orcid.org/0000-0002-2134-0587pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900433024242592pt_BR
dc.creatorSouza, Amanda Lopes de-
dc.date.accessioned2023-12-18T21:33:01Z-
dc.date.available2023-12-18-
dc.date.available2023-12-18T21:33:01Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationSOUZA, Amanda Lopes de. Gêneros textuais nos livros didáticos de matemática. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12818-
dc.description.abstractIn this project, we researched for the support in Mathematics Textbooks that could offer the possibilities of objectification and identification of the propositions of Textual Genres contained therein. We work with the books indicated by the PNLD (2019), intended for the first three years of Elementary School and suggested by the government of a municipality in the Zona da Mata Alagoana with about thirty-two thousand inhabitants and thirty-two Elementary Schools (field and city) in the search to establish relationships with the propositions of Mathematical Literacy contained in the BNCC (2017), in order to do so, we identified the Textual Genres contained in the Mathematics Textbooks, the first three indicated by the municipality, intended for the first three years of Elementary School, in order to establish relationships with the concepts and contents indicated by the BNCC (2017), allied to the understanding of the texts in the perspective of mathematical literacy. We will seek in the Methodology of Qualitative Research, supported by the techniques of Content Analysis, the theoretical and methodological support for the collection and analysis of data. It will have as object for data collection the information contained in the official documents of the MEC and SIMEC and the Didactic Books and the theoretical ones mentioned.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento Matemáticopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.subjectMathematical Literacypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleGêneros textuais nos livros didáticos de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe text genres in Mathematics textbookspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presença dos gêneros textuais nos diversos campos da comunicação, nas diversas áreas do conhecimento nos provoca inquietação. Na pesquisa que deu origem a este texto, buscamos nos Livros Didáticos de Matemática o suporte que pudesse oferecer as possibilidades de objetivação e identificação das proposições de Gêneros Textuais no campo da Matemática. Trabalhamos com os livros indicados pelo PNLD-2019, destinados aos três primeiros anos do Ensino Fundamental e sugeridos pela rede pública de um município da Zona da Mata Alagoana, com cerca de trinta e dois mil habitantes e trinta e duas escolas de Ensino Fundamental I (campo e cidade), na busca de estabelecer relações com as proposições de Letramento Matemático contida na BNCC. Para tanto, identificamos os Gêneros Textuais contidos nos Livros Didáticos de Matemática, os três primeiros indicados pelo município, a fim de estabelecer relações entre os conceitos e conteúdos apontados pela BNCC, aliados a compreensão dos textos na perspectiva do Letramento Matemático. Para responder a está questão buscamos na Metodologia da Pesquisa Qualitativa, amparada pelas técnicas da Análise do Conteúdo, o aporte metodológico para a coleta e análise dos dados. Para as discussões, buscamos em Bakthin os conhecimentos necessários para tratar dos gêneros textuais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Genêros textuais nos livros didáticos de matemática.pdf139.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.