Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12799
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Hide us from the wrath of the lamb: Gótico e simbolismo religioso na série Hannibal |
Título(s) alternativo(s): | Hide us from the wrath of the lamb: Gothic and religious symbolism in the Hannibal series |
Autor(es): | Santos, Maria Fernandes Silva dos |
Primeiro Orientador: | Matias, Marcus Vinícius |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sá, Daniel Serravalle de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Felipe Benicio de |
Resumo: | O presente trabalho pertence ao âmbito dos Estudos Literários e tem como objetivo compreender o modo gótico e as alegorias religiosas da série de televisão estadunidense Hannibal, criada por Bryan Fuller e transmitida pela National Broadcasting Company (NBC) entre 2013 e 2015. Nesse contexto, a pesquisa se concentra em seis episódios que formam a segunda metade da terceira e última temporada da série, e que constituem a adaptação do livro Red Dragon (1981), escrito por Thomas Harris. Com uma abordagem bibliográfica, o estudo consistiu em um levantamento de teorias na área da literatura gótica (Hogle, 2002; Martoni, 2011; Sá, 2019; Spooner, 2006), a fim de analisar a adaptação televisiva de acordo com os objetivos do trabalho e à luz dessas contribuições. Os resultados demonstram que elementos góticos como abjeção, sublime, horror e terror estão presentes na série por meio de conflitos psicológicos, transgressões sociais, imagens oníricas, cenários sombrios, dualidade da Natureza, espacialidades irreais e representações chocantes de violência física e psicológica. Ademais, foi possível observar que a coleção de pinturas The Great Red Dragon (1805-1810), de William Blake, serve de referência visual e temática para criar uma linguagem gótica, a partir de representações alegóricas dos personagens como figuras do Livro de Apocalipse. Diante dessa discussão, conclui-se que Hannibal se apropria de uma estética religiosa de maneira sentimental e subversiva, e cria seu próprio modo gótico, caracterizado por sua multiplicidade de discursos. |
Abstract: | The present work falls within the scope of Literary Studies and aims to comprehend the Gothic mode and religious allegories in the American television series Hannibal, created by Bryan Fuller and aired by the National Broadcasting Company (NBC) between 2013 and 2015. In this context, the research focuses on six episodes featured in the second half of the series‟ third and final season, which adapt the book Red Dragon (1981), written by Thomas Harris. Using a bibliographical approach, the study involved a survey of theories in the field of Gothic literature (Hogle, 2002; Martoni, 2011; Sá, 2019; Spooner, 2006), in order to analyze the television adaptation in line with the work‟s objectives and in light of these contributions. The results demonstrate that Gothic elements such as abjection, the sublime, horror and terror appears in the series through psychological conflicts, social transgressions, dreamlike imagery, dark scenarios, duality of Nature, unreal settings and shocking representations of physical and psychological violence. Furthermore, it was observed that the collection of paintings The Great Red Dragon (1805-1810) by William Blake serves as a visual and thematic reference to create a Gothic language, based on allegorical representations of the characters as figures from the Book of Revelation. In light of this discussion, it can be concluded that Hannibal appropriates a religious aesthetic in a sentimental and subversive manner, creating its own Gothic mode characterized by its multiplicity of discourses. |
Palavras-chave: | Gótico Simbolismo religioso William Blake Literatura gótica Hannibal Gothic Religious symbolism William Blake Gothic literature Hannibal |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Maria Fernanda Silva dos. Hide us from the wrath of the lamb: Gótico e simbolismo religioso na série Hannibal. 2023. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12799 |
Data do documento: | 16-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hide us from the wrath of the lamb Gótico e simbolismo religioso na série Hannibal.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.