00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12795
Tipo: Dissertação
Título: Entre letrar e lutar: ressignificando narrativas por meio de uma pedagogia decolonial em língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Between literacy and fighting: giving new meaning to narratives through a decolonial pedagogy in Portuguese
Autor(es): Silva, Natália Luczkiewicz da
Primeiro Orientador: Meniconi, Flávia Colen
metadata.dc.contributor.referee1: Ifa , Sergio
metadata.dc.contributor.referee2: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Doris Cristina Vicente da Silva
Resumo: Os discursos da sociedade moderna se respaldam em processos de violência física e simbólica que atingiram/atingem, sobretudo, os condenados da terra (Fanon, 2003). Esses indivíduos sofrem com os impactos da colonização, materializados em uma colonialidade moderna que mantém as estruturas do poder, do saber e do ser, resultando na negação e, até mesmo, no apagamento desses corpos e mentes no tempo e no espaço. Nesse contexto, a escola assume um papel fundamental na formação crítica e reflexiva, com fins à busca por justiça social e à transformação da vida. Partindo desse entendimento, desenvolvi esta pesquisa de mestrado com o objetivo de analisar as percepções dos participantes da pesquisa em atividades de leitura, escrita e discussão em Língua Portuguesa, baseadas em práticas de Letramento Crítico e Decolonialidade, por meio de oficinais pedagógicas com os gêneros Poetry Slam e Fotodenúncia. Esses gêneros serviram de suporte para a discussão a respeito de temáticas de relevância social como o racismo e a vulnerabilidade econômica. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual da rede pública, localizada na região periférica da cidade de Palmeira dos Índios – AL, entre os meses de agosto a dezembro de 2022. Os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados nessa pesquisa foram: Duboc (2016), Janks (2016), Kleiman (2010) e Freire (2014), sobre Letramento Crítico; Quijano (1999), Bernadino-Costa, Maldonado-Torres e Grosfoguel (2018), Mota Neto (2016), Walsh (2013) e Moreira Júnior (2021), sobre Decolonialidade; Moita Lopes (2009), Pennycook e Makoni (2019), e Fabrício (2016), sobre Linguística Aplicada. Ademais, considerando que esta pesquisa partiu de práticas que contribuíram para a melhoria do lócus, trata-se, pois, de uma pesquisa-ação do tipo qualitativo (Tripp, 2005; Thiollent, 1986), sendo os dados construídos a partir de entrevistas discentes, produções escritas (foto narrada e slam) e diários reflexivos. Após a análise dos materiais, foi possível verificar que o trabalho com os gêneros Poetry Slam e Fotodenúncia favoreceu a discussão frente às temáticas do racismo e da vulnerabilidade econômica, pois contribuiu para o desenvolvimento dos participantes, em relação à mudança e pensamento, o que implicou em alterações de conduta e participação social mais ativa. Destaco, portanto, o sentimento de empatia, a busca por justiça, o conhecimento dos direitos e dos deveres prescritos na Constituição Federal do Brasil (1988), dentre outros elementos que contribuem para uma prática transformadora (Tilio, 2021).
Abstract: Resumen- Los discursos de la sociedad moderna se basan en procesos de violencia física y simbólica que afectaron/afectan, sobre todo, a los condenados de la tierra (Fanon, 2003). Estos individuos sufren los impactos de la colonización, materializados en una colonialidad moderna que mantiene las estructuras del poder, del saber y del ser, resultando en la negación e incluso en el apagamiento de estos cuerpos y mentes en el tiempo y el espacio. En este contexto, la escuela asume un papel fundamental en la formación crítica y reflexiva, con el propósito de la búsqueda de la justicia social y la transformación de la vida. A partir de esta comprensión, desarrollé esta investigación de maestría con el objetivo de analizar las percepciones de los participantes de la investigación en actividades de lectura, escritura y discusión en lengua portuguesa, basadas en prácticas de Literacidad Crítica y Decolonialidad, a través de talleres pedagógicos con los géneros Poetry Slam y Fotodenuncia. Estos géneros sirvieron de apoyo para la discusión sobre temas de relevancia social como el racismo y la vulnerabilidad económica. La investigación fue desarrollada en una clase de 3º año de Enseñanza Media, de una escuela estatal de la red pública, ubicada en la región periférica de la ciudad de Palmeira dos Índios – AL, entre los meses de agosto a diciembre de 2022. Los supuestos teóricos y metodológicos utilizados en esta investigación: Duboc (2016), Janks (2016), Kleiman (2010) y Freire (2014), sobre Literacidad Crítica; Quijano (1999), Bernadino-Costa, Maldonado-Torres y Grosfoguel (2018), Mota Neto (2016), Walsh (2013) y Moreira Júnior (2021), sobre Decolonialidad; Moita Lopes (2009), Pennycook y Makoni (2019) y Fabrício (2016), sobre Lingüística Aplicada. Además, considerando que esta investigación partió de prácticas que contribuyeron a la mejora del locus, es, por lo tanto, una investigación-acción de tipo cualitativo (Tripp, 2005; Thiollent, 1986), y los datos se construyeron a partir de entrevistas a discentes, producciones escritas (foto narrada y slam) y diarios reflexivos. Después del análisis de los materiales, fue posible verificar que el trabajo con los géneros Poetry Slam y fotodenuncia favoreció la discusión sobre los temas de racismo y vulnerabilidad económica, ya que contribuyó para el desarrollo de los participantes, en relación con el cambio de pensamiento, lo que implicó cambios en la conducta y una participación social más activa. Destaco, por lo tanto, el sentimiento de empatía, la búsqueda de justicia, el conocimiento de los derechos y deberes prescritos en la Constitución Federal de Brasil (1988), entre otros elementos que contribuyen a una práctica transformadora (Tilio, 2021).
Palavras-chave: Pedagogia decolonial
Letramento crítico
Língua portuguesa –gêneros textuais
Decolonial pedagogy
Critical literacy
Portuguese language -textual genres
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: SILVA, Natália Luczkiewicz da. Entre letrar e lutar: ressignificando narrativas por meio de uma pedagogia decolonial em língua portuguesa. 2023. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Linguística)-Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12795
Data do documento: 20-set-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre letrar e lutar ressignificando narrativas por meio de uma pedagogia decolonial em língua portuguesa.pdf4.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.