00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12792
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo dos discursos envolventes das TDICS na BNCC: a cibercultura no contexto educacional
Título(s) alternativo(s): A study of the discourses surrounding TDICS at BNCC: cyberculture in the educational context
Autor(es): Almeida, Kamila Barros
Primeiro Orientador: Siqueira, Rita de Cássia Souto Maior
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Isabel Muniz
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Cristiano Lessa de
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Andrea da Silva
Resumo: No campo da Linguística Aplicada Implicada e compreendendo os impactos da cibercultura, este artigo busca refletir sobre a importância da inserção das tecnologias digitais na conjuntura educacional, partindo do estudo bakhtiniano para discorrer sobre os discursos envolventes contidos na área das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação expostas na Base Nacional Comum Curricular e da coleta de dados realizada pelo Google Forms, contextualizando, assim, a situação da adaptação dos professores do Ensino Fundamental II e Médio às práticas docentes com suporte digital e da integração do letramento digital em seus currículos. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa e sua perspectiva de análise é interpretativista. No processo de incorporação das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCIs), foram identificadas deficiências tanto na preparação inicial quanto contínua dos professores, devido às falhas na implementação organizacional do país.
Abstract: In the field of Implicated Applied Linguistics and understanding the impacts of cyberculture,this article seeks to reflect on the importance of the insertion of digital technologies in the educational context, starting from the Bakhtinian study to discuss the surrounding discourses contained in the area of Digital Information and Communication Technologies exposed in the National Common Curricular Base and the data collection carried out by Google Forms, thus contextualizing the situation of the adaptation of Elementary and Secondary Education teachers to teaching practices with digital support and the integration of digital literacy in their curricula. Methodologically, the research has a qualitative approach and its analysis perspective is interpretive. In the process of incorporating Digital Communication and Information Technologies (TDCIs), deficiencies were identified both in the initial and continuous preparation of teachers, due to failures in the country's organizational implementation.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Cibercultura
Letramento digital
Applied Linguistics
Cyberculture
Digital literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: ALMEIDA, Kamila Barros de. Um estudo dos discursos envolventes das TDICS na BNCC: a cibercultura no contexto educacional. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12792
Data do documento: 7-ago-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um estudo dos discursos envolventes das TDICS na BNCC: a cibercultura no contexto educacional.pdf268.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.