Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12792
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Um estudo dos discursos envolventes das TDICS na BNCC: a cibercultura no contexto educacional |
Título(s) alternativo(s): | A study of the discourses surrounding TDICS at BNCC: cyberculture in the educational context |
Autor(es): | Almeida, Kamila Barros |
Primeiro Orientador: | Siqueira, Rita de Cássia Souto Maior |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Isabel Muniz |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Cristiano Lessa de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pereira, Andrea da Silva |
Resumo: | No campo da Linguística Aplicada Implicada e compreendendo os impactos da cibercultura, este artigo busca refletir sobre a importância da inserção das tecnologias digitais na conjuntura educacional, partindo do estudo bakhtiniano para discorrer sobre os discursos envolventes contidos na área das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação expostas na Base Nacional Comum Curricular e da coleta de dados realizada pelo Google Forms, contextualizando, assim, a situação da adaptação dos professores do Ensino Fundamental II e Médio às práticas docentes com suporte digital e da integração do letramento digital em seus currículos. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa e sua perspectiva de análise é interpretativista. No processo de incorporação das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCIs), foram identificadas deficiências tanto na preparação inicial quanto contínua dos professores, devido às falhas na implementação organizacional do país. |
Abstract: | In the field of Implicated Applied Linguistics and understanding the impacts of cyberculture,this article seeks to reflect on the importance of the insertion of digital technologies in the educational context, starting from the Bakhtinian study to discuss the surrounding discourses contained in the area of Digital Information and Communication Technologies exposed in the National Common Curricular Base and the data collection carried out by Google Forms, thus contextualizing the situation of the adaptation of Elementary and Secondary Education teachers to teaching practices with digital support and the integration of digital literacy in their curricula. Methodologically, the research has a qualitative approach and its analysis perspective is interpretive. In the process of incorporating Digital Communication and Information Technologies (TDCIs), deficiencies were identified both in the initial and continuous preparation of teachers, due to failures in the country's organizational implementation. |
Palavras-chave: | Linguística aplicada Cibercultura Letramento digital Applied Linguistics Cyberculture Digital literacy |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | ALMEIDA, Kamila Barros de. Um estudo dos discursos envolventes das TDICS na BNCC: a cibercultura no contexto educacional. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12792 |
Data do documento: | 7-ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Um estudo dos discursos envolventes das TDICS na BNCC: a cibercultura no contexto educacional.pdf | 268.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.