00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mota, Francisca Rosaline Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8048999419906071pt_BR
dc.contributor.referee1Tenório, Victor Lemos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0110675061392843pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Nelma Camelo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2476575812399947pt_BR
dc.creatorSantos, Rafael Batista dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1905093234721851pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T17:31:52Z-
dc.date.available2023-12-15-
dc.date.available2023-12-15T17:31:52Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Rafael Batista dos. O sistema braille como mecanismo para a alfabetização de pessoas com deficiência visual. 2023. 16 f. Trabalho Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12790-
dc.description.abstractThe Braille system represents a complex set of information that enables the communication and education of people with visual impairment. Objective: to discuss the Braille system as a tool or instrument in the literacy of the visually impaired. Methodology: literature review, through articles published in the SCiELO databases and in the Digital Bank of Theses and Dissertations (BDTD). Theoretical Framework: Learning in all disciplines, such as mathematics, humanities and social sciences, is directly linked to reading and writing skills and the ability to collect, use and transmit information. Undoubtedly, literate people can excel in school and move into adulthood with competitive advantages for employment and life that are less possible for those who do not master them well or do not have them. Final Considerations: In today's world, literacy, i.e. the ability to read and write, is vital to the success of education, a career and quality of life. Whether it's focusing on a good book, dialing a phone number, making a shopping list, or writing a report on a computer, being literate means effectively participating in society. Learning to read and write in Braille can make a huge difference in the life of a visually impaired child or adult.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Biblioteconomia - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBraille (Sistema de escrita)pt_BR
dc.subjectDeficientes Visuais - Alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectBraille (Writing system)pt_BR
dc.subjectVisually Impaired - Literacypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.titleO sistema braille como mecanismo para a alfabetização de pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeThe braille system as a mechanism for the literacy of visually impaired peoplept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO sistema Braille representa um conjunto complexo de informações que possibilita a comunicação e a educação de pessoas com deficiência visual. Objetivo: discutir sobre o sistema Braille como ferramenta ou instrumento na alfabetização dos deficientes visuais. Metodologia: revisão de literatura, por meio de artigos publicados nas bases de dados SciELO e no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Referencial Teórico: o aprendizado em todas as disciplinas, como matemática, ciências humanas e ciências sociais, está diretamente ligada às habilidades de leitura e escrita e à capacidade de coletar, usar e transmitir informações. Sem dúvida pessoas alfabetizadas podem se destacar na escola e passar para a idade adulta com vantagens competitivas para o emprego e a vida que são menos possíveis para aqueles que não as dominam bem ou não as têm. Considerações Finais: No mundo de hoje, a alfabetização, ou seja, a capacidade de ler e escrever, é vital para o sucesso da educação, de uma carreira e qualidade de vida. Seja focando em um bom livro, discando um número de telefone, fazendo uma lista de compras ou escrevendo um relatório em um computador, ser alfabetizado significa participar efetivamente sociedade. Aprender a ler e escrever em Braille pode fazer uma enorme diferença na vida de uma criança ou adulto com deficiência visual.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O sistema braille como mecanismo para a alfabetização de pessoas com deficiência visual..pdf589.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.