Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12790
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mota, Francisca Rosaline Leite | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8048999419906071 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tenório, Victor Lemos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0110675061392843 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araújo, Nelma Camelo de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2476575812399947 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Rafael Batista dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1905093234721851 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T17:31:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-15 | - |
dc.date.available | 2023-12-15T17:31:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-06 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rafael Batista dos. O sistema braille como mecanismo para a alfabetização de pessoas com deficiência visual. 2023. 16 f. Trabalho Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12790 | - |
dc.description.abstract | The Braille system represents a complex set of information that enables the communication and education of people with visual impairment. Objective: to discuss the Braille system as a tool or instrument in the literacy of the visually impaired. Methodology: literature review, through articles published in the SCiELO databases and in the Digital Bank of Theses and Dissertations (BDTD). Theoretical Framework: Learning in all disciplines, such as mathematics, humanities and social sciences, is directly linked to reading and writing skills and the ability to collect, use and transmit information. Undoubtedly, literate people can excel in school and move into adulthood with competitive advantages for employment and life that are less possible for those who do not master them well or do not have them. Final Considerations: In today's world, literacy, i.e. the ability to read and write, is vital to the success of education, a career and quality of life. Whether it's focusing on a good book, dialing a phone number, making a shopping list, or writing a report on a computer, being literate means effectively participating in society. Learning to read and write in Braille can make a huge difference in the life of a visually impaired child or adult. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Biblioteconomia - Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Braille (Sistema de escrita) | pt_BR |
dc.subject | Deficientes Visuais - Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Braille (Writing system) | pt_BR |
dc.subject | Visually Impaired - Literacy | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | pt_BR |
dc.title | O sistema braille como mecanismo para a alfabetização de pessoas com deficiência visual | pt_BR |
dc.title.alternative | The braille system as a mechanism for the literacy of visually impaired people | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O sistema Braille representa um conjunto complexo de informações que possibilita a comunicação e a educação de pessoas com deficiência visual. Objetivo: discutir sobre o sistema Braille como ferramenta ou instrumento na alfabetização dos deficientes visuais. Metodologia: revisão de literatura, por meio de artigos publicados nas bases de dados SciELO e no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Referencial Teórico: o aprendizado em todas as disciplinas, como matemática, ciências humanas e ciências sociais, está diretamente ligada às habilidades de leitura e escrita e à capacidade de coletar, usar e transmitir informações. Sem dúvida pessoas alfabetizadas podem se destacar na escola e passar para a idade adulta com vantagens competitivas para o emprego e a vida que são menos possíveis para aqueles que não as dominam bem ou não as têm. Considerações Finais: No mundo de hoje, a alfabetização, ou seja, a capacidade de ler e escrever, é vital para o sucesso da educação, de uma carreira e qualidade de vida. Seja focando em um bom livro, discando um número de telefone, fazendo uma lista de compras ou escrevendo um relatório em um computador, ser alfabetizado significa participar efetivamente sociedade. Aprender a ler e escrever em Braille pode fazer uma enorme diferença na vida de uma criança ou adulto com deficiência visual. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O sistema braille como mecanismo para a alfabetização de pessoas com deficiência visual..pdf | 589.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.