00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12774
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições da discografia do grupo musical BTS em processos de incentivo à leitura ao fandom ARMY
Autor(es): Santos, Janiele Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Andrade, Robéria de Lourdes de Vasconcelos
metadata.dc.contributor.referee1: Lourenço, Adriana
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Willian Lima
Resumo: A formação de leitores é um processo essencial que requer o estímulo ao prazer de ler, o desenvolvimento de habilidades críticas e interpretativas, bem como a oferta de atividades desafiadoras e constantes, que podem ser recompensadoras ao tornar os leitores mais críticos, reflexivos e criativos. Nesse contexto, a mediação da leitura desempenha um papel fundamental ao facilitar o acesso dos leitores ao mundo da literatura. No caso dos fãs do BTS, conhecidos como ARMY, que incorporam inspirações literárias em suas canções, é fundamental que o bibliotecário mediador esteja familiarizado com seus gostos e interesses, a fim de fazer indicações de leitura adequadas e pertinentes. O objetivo desta pesquisa foi analisar a possível influência das letras do BTS na motivação para a leitura, bem como em processos de formação de leitores no meio do seu fandom ARMY. A metodologia utilizada foi descritiva. A amostra da pesquisa foi composta por 259 ARMYS. Como instrumento de coleta foi aplicado questionários online e análise de conteúdo, criando variáveis previamente categorizadas para realizar uma análise das relações de assuntos abordados nas músicas com as obras literárias e para compreender como o fandom recebe essa influência e engaja-se para que outros ARMYs a leiam mais, deixando o processo cíclico. Os resultados da pesquisa revelaram que, ao analisar a carreira musical do BTS no período de 2013 a 2020, foram identificadas 16 músicas que apresentam referências literárias em 15 obras de diversos tipos, como narrativa, não-ficção, poesia, mangá, drama e libreto. Portanto, conclui-se que 78,2% dos respondentes foram incentivados a ler mais pelo grupo BTS.
Abstract: Reader formation is an essential process that requires stimulating the pleasure of reading, developing critical and interpretive skills, as well as offering challenging and consistent activities, which can be rewarding by making readers more critical, reflective, and creative. In this context, reading mediation plays a fundamental role in facilitating readers' access to the world of literature. In the case of BTS fans, known as ARMY, who incorporate literary inspirations into their songs, it is crucial for the mediating librarian to be familiar with their tastes and interests in order to provide suitable and relevant reading recommendations. The aim of this research was to analyze the potential influence of BTS lyrics on motivation for reading, as well as on reader formation processes within their ARMY fandom. The methodology used was descriptive. The research sample consisted of 259 ARMYs. Online questionnaires and content analysis were applied as data collection instruments, creating pre-categorized variables to conduct an analysis of the relationships between topics addressed in the songs and literary works, and to understand how the fandom receives this influence and engages to encourage other ARMYs to read more, thereby creating a cyclical process. The research results revealed that, when analyzing BTS's musical career from 2013 to 2020, 16 songs were identified that present literary references to 15 works of various types, such as narrative, non-fiction, poetry, manga, drama, and libretto. Therefore, it is concluded that 78.2% of the respondents were encouraged to read more by the BTS group.
Palavras-chave: BTS (Conjunto musical) - Coreia do Sul
Fandom ARMY
Incentivo a leitura
Mediação da leitura
BTS (Musical group) - South Korea
Reading incentive
Reading mediation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Biblioteconomia - Bacharelado
Citação: SANTOS, Janiele Rodrigues dos. Contribuições da discografia do grupo musical BTS em processos de incentivo à leitura ao fandom ARMY. 2023. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12774
Data do documento: 31-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuições da discografia do grupo musical BTS em processos de incentivo à leitura ao fandom ARMY.pdf958.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.