Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12773
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Modelos pedagógicos virtuais e as interações em ambientes virtuais na educação básica nas disciplinas de ciências e biologia |
Autor(es): | Sirqueira Filho, Adel Tenório de |
Primeiro Orientador: | Santos, Lilian Carmen Lima dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nicácio, Saulo Verçosa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mota, Maria Danielle Araújo |
Resumo: | A Cultura Digital tem ganhado cada vez mais espaço na atualidade, de forma que se readapta ao cenário tecnológico e tem uma infinidade de recursos digitais para facilitar esta evolução continua. Sendo a a educação parte deste complexo contexto virtual, onde as interações podem ser consideradas essenciais para a construção da aprendizagem colaborativa. Visto que a Educação Digital é um assunto fundamental no mundo contemporâneo, onde os professores foram inseridos a modalidade do ensino remoto emergencial devido as complicações geradas através da pandemia COVID-19, a importância de investigar e compreender esta realidade torna-se necessária. A pesquisa possui como objetivo: investigar os Modelos Pedagógicos propostos para os Ambientes Virtuais adotados e investigar como ocorrem as interações em Ambientes Virtuais no ensino básico no caso das disciplinas de Ciências e Biologia. Com a fundamentação teórica, foram apresentados os conceitos a respeito da Interação e da Educação Digital em conjunto aos seus Modelos Pedagógicos propostos. A pesquisa é qualitativa e utilizou da análise de conteúdo para avaliação dos resultados, o instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo questões abertas e fechadas e foi aplicado professores da rede pública e privada. As questões fechadas geraram gráficos com informações complementares a respeito dos professores entrevistados, enquanto as categorias geradas pela análise de conteúdo resultaram na discussão sobre as interações e como elas ocorriam em suas aulas. |
Palavras-chave: | Interação Aprendizagem virtual Ambientes virtuais compartilhados Ensino remoto |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | SIRQUEIRA FILHO, Adel Tenório de. Modelos pedagógicos virtuais e as interações em ambientes virtuais na educação básica nas disciplinas de ciências e biologia. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12773 |
Data do documento: | 24-nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Modelos pedagógicos virtuais e as interações em ambientes virtuais na educação básica nas disciplinas de ciências e biologia.pdf | 796.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.