00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Adoção de crianças e adolescentes com deficiência: revisão sistemática de literatura
Autor(es): Barros Júnior, Petrônio Walquírio de
Vasconcelos, Nathália Izabel Ferreira de
Primeiro Orientador: Miura, Paula Orchiucci
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Adélia Augusta Souto de
Resumo: A adoção de criança e adolescente com deficiência é identificada por meio do Sistema Nacional de Adoção e na literatura acadêmica como uma das mais difíceis de acontecer no cenário nacional. O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar as produções acadêmicas brasileiras sobre adoção de crianças e adolescentes com deficiência. O método utilizado foi a revisão sistemática do tipo metassíntese, que permitiu definir critérios de inclusão e exclusão de material, resultando em oito artigos para a amostra final. Foram identificadas três categorias temáticas: Profissionais envolvidos no processo de adoção; Crenças, motivações e obstáculos acerca da adoção de pessoas com deficiência; Parentalidade na adoção de pessoas com deficiência. Conclui-se que vários fatores influenciam na dificuldade em adotar crianças e adolescentes com deficiência, desde a crença de não ser capaz de cuidar até o preconceito social. Para os que adotam pessoas com deficiência, destacou-se o altruísmo como impulsionador nesse tipo de adoção, além disso, identificou-se a necessidade de haver preparação, conhecimento, paciência e maturidade dos pais adotivos. A equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais e psicólogos está inserida em todas as etapas do processo de adoção e se faz necessária para auxiliar a adoção. E por fim o envolvimento familiar na rotina do adotado(a) contribui para o desenvolvimento do filho(a) em sua nova família.
Palavras-chave: Adoção - Crianças com deficiência
Adoção - Adolescentes com deficiência
Revisão de Literatura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia
Citação: VASCONCELOS, Nathália Izabel Ferreira de; BARROS JÚNIOR, Petrônio Walquírio de. Adoção de crianças e adolescentes com deficiência: revisão sistemática de literatura. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12722
Data do documento: 16-mar-2021
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