00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA TECNOLÓGICA E INDUSTRIAL- IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12643
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão de qualidade em empresas alagoanas: alguns estudos de caso
Título(s) alternativo(s): Quality management in companies from Alagoas: some case studies
Autor(es): Pimentel, Yanka Danielle Gomes
Primeiro Orientador: Souza, José Edmundo Accioly de
metadata.dc.contributor.referee1: Malta, Valéria Rodrigues dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Paulino, Juliana Cristina Pereira Lima
Resumo: Um sistema de Gestão de Qualidade, visa garantir conformidade nos processos e melhoria contínua em uma empresa ou serviço. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa buscou mostrar a importância de um sistema de gestão de qualidade adequado, exemplificar as principais ferramentas e modelos de gestão de qualidade e seus impactos positivos do início ao fim do processo. Objetivos específicos, identificar em Alagoas algumas empresas que utilizam a ferramenta de Gestão da Qualidade nos segmentos industrial e de serviços; realizar um comparativo entre as ferramentas de qualidade utilizadas nas empresas, objetos desse estudo; observar o nível de conhecimento dos Gestores e Colaboradores sobre os processos de gestão da qualidade. Como metodologia, este trabalho apresenta o estudo de casos, sobre gestão de qualidade em empresas alagoanas, em que utilizou-se um questionário, via Google Forms, com 7 perguntas fechadas, no qual era possível selecionar a resposta, através da seleção de opções pré-definidas no formulário, com funcionários de empresas alagoanas de 3 segmentos, (1) laboratórios, (2) indústrias/usinas e (3) empresas prestadoras de serviços/privadas, nas quais a aplicação do questionário teve como objetivo, mensurar o conhecimento de colaboradores de diferentes áreas, sobre gestão de qualidade e melhorias de processos, bem como identificar a utilização das principais ferramentas de qualidade. Com a aplicação do questionário foi possível observar a importância de um sistema de gestão de qualidade adequado e mensurar o conhecimento de colaboradores de alguns segmentos de empresas, acerca do modelo de gestão de qualidade e ferramentas utilizadas. Por fim, debateu-se sobre as vantagens de possuir um modelo de gestão de qualidade adequado e fazer utilização de ferramentas de qualidade, que podem ser aplicadas por vários ramos de empresas.
Abstract: A Quality Management system aims to ensure compliance in processes and continuous improvement in a company or service. Thus, the general objective of this research sought to show the importance of an adequate quality management system, to exemplify the main tools and models of quality management and their positive impacts from the beginning to the end of the process. Specific objectives, to identify some companies in Alagoas that use the Quality Management tool in the industrial and service segments; perform a comparison between the quality tools used in the companies, objects of this study; observe the level of knowledge of Managers and Employees about quality management processes. As a methodology, this work presents a case study on quality management in companies from Alagoas, in which a questionnaire was used, via Google Forms, with 7 closed questions, in which it was possible to select the answer, through the selection of pre-defined options. - defined in the form, with employees of companies from 3 segments of Alagoas, (1) laboratories, (2) industries/mills and (3) service providers/private companies, in which the application of the questionnaire aimed to measure the knowledge of employees from different areas, on quality management and process improvements, as well as identifying the use of the main quality tools. With the application of the questionnaire, it was possible to observe the importance of an adequate quality management system and to measure the knowledge of employees from some segments of companies, about the quality management model and tools used. Finally, the advantages of having an adequate quality management model and making use of quality tools, which can be applied by various branches of companies, were discussed.
Palavras-chave: Gestão da qualidade total
Melhoria contínua
Ferramentas da qualidade
Sistema Lean
Total quality management
Continuous improvement
Tools quality
Lean system
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química Tecnológica e Industrial
Citação: PIMENTEL, Yanka Danielle Gomes. Gestão de qualidade em empresas alagoanas: alguns estudos de caso. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Tecnológica e Industrial) – Instituto de Química Tecnológica e Industrial, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12643
Data do documento: 25-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA TECNOLÓGICA E INDUSTRIAL- IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão de qualidade em empresas alagoanas_alguns estudos de caso.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.