00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12615
Tipo: Dissertação
Título: A escrita colaborativa entre díade recém-alfabetizada : um estudo sobre as pausas em processos de criação textual no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Collaborative writing between newly literate dyads: a study on pauses in textual creation processes in elementary school
Autor(es): Navarro, Roseane Santana
Primeiro Orientador: Felipeto, Sônia Cristina Simões
metadata.dc.contributor.referee1: Meniconi, Flávia Colen
metadata.dc.contributor.referee2: Lira, Lidiane Evangelista
Resumo: Este trabalho busca investigar as incidências das pausas que ocorrem durante o processo de textualização em tempo real de uma dupla recém-alfabetizada. A discussão dar-se-á com o apoio da Genética Textual e da Psicologia Cognitiva, a partir de uma abordagem linguístico enunciativa, que tem como objeto de análise o processo de produção textual no formato colaborativo entre díade, do 1º ano do ensino fundamental, no ambiente escolar. Como parâmetro para este estudo, utilizamos as seguintes categorias: a) a pausa que se verifica durante o processo de escrita, quando ela está relacionada ao texto que está sendo produzido; b) os comentários que surgem no momento precedente e posterior à pausa, com o objetivo de verificar a que aspectos textuais elas se direcionam, tais como ortografia, grafia, léxico, sentido etc. As amostras do estudo foram definidas por conveniência e compreendem em analisar os manuscritos e os filmes-sincro em dois processos de uma dupla que desempenham o papel de escrevente em momentos distintos durante a criação do texto. Para isso foram selecionados os episódios 3º e 8º, com o objetivo de comparar as pausas e os comentários ocorridos entre as textualizações iniciais e finais. Através da utilização do aparato tecnológico do Sistema Ramos, as análises mostraram que, nos dois episódios, as pausas tiveram maior incidência em relação à ortografia, mas também foram identificadas em outros aspectos textuais (grafia, léxico, gráfico-espacial, pontuação, gramática, antecipação). Além disso, os dados evidenciaram que o tempo de pausa, durante o primeiro processo, foi menor que o tempo de escrita, alternando entre pausas curtas e escrita contínua, enquanto, no segundo episódio, houve uma inversão, pois o tempo de pausa foi superior ao tempo de escrita. Assim, podemos considerar que a relevância desses resultados implica diretamente no processo de alfabetização, já que as pausas, voltadas para o texto, são atividades cognitivas responsáveis pela busca de estruturação textual, a partir de levantamento de hipóteses e seleção lexical, respeitando a hierarquia do código linguístico. E, ainda, aponta a relevância da interação com o outro no processo de criação, evidencia a constituição do sujeito a partir da dialogicidade e, consequentemente, revela as marcas de intersubjetividade, isto é, as tensões, as escolhas linguísticas, as trocas de posições e as tentativas de influenciar um ao outro através de diversas estratégias.
Abstract: This work seeks to investigate the incidence of pauses that occur during the real-time textualization process of a newly literate pair. The discussion will take place with the support of Textual Genetics and Cognitive Psychology, from a linguistic-enunciative approach, which has as its object of analysis the process of textual production in the collaborative format between dyads, from the 1st year of elementary school, in the school environment. As a parameter for this study, we used the following categories: a) the pause that occurs during the writing process, when it is related to the text being produced; b) the comments that appear before and after the pause, with the aim of verifying which textual aspects they address, such as spelling, spelling, lexicon, meaning, etc. The study samples were defined for convenience and comprise analyzing the manuscripts and synchro-films in two processes of a pair that play the role of writer at different times during the creation of the text. For this, the 3rd and 8th episodes were selected, with the aim of comparing the pauses and comments that occurred between the initial and final textualizations. Through the use of the technological apparatus of the Ramos System, the analyzes showed that, in both episodes, the pauses had a greater incidence in relation to spelling, but were also identified in other textual aspects (spelling, lexicon, graphic-spatial, punctuation, grammar, anticipation). In addition, the data showed that the pause time, during the first process, was shorter than the writing time, alternating between short pauses and continuous writing, while, in the second episode, there was an inversion, as the pause time was longer at the time of writing. Thus, we can consider that the relevance of these results directly implies the literacy process, since the pauses, facing the text, are cognitive activities responsible for the search for textual structure, based on raising hypotheses and lexical selection, respecting the hierarchy of the text linguistic code. And, yet, it points out the relevance of interaction with the other in the creation process, evidences the constitution of the subject from dialogicity and, consequently, reveals the marks of intersubjectivity, that is, tensions, linguistic choices, exchanges of positions and attempts to influence one another through various strategies.
Palavras-chave: Pausa
Criação textual
Escrita
Escrita colaborativa
Pause
Text creation
Writing
Collaborative writing
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: NAVARRO, Roseane Santana. A escrita colaborativa entre díade recém-alfabetizada : um estudo sobre as pausas em processos de criação textual no ensino fundamental. 2023. 86 f. Dissertação (mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura. Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12615
Data do documento: 28-abr-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A escrita colaborativa entre díade recém-alfabetizada um estudo sobre.pdfA escrita colaborativa entre díade recém-alfabetizada : um estudo sobre as pausas em processos de criação textual no ensino fundamental1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.