00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lígia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465685437690786pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Diego Lacerda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848901705821757pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Emanoelly Caldas de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5202602932601860pt_BR
dc.creatorSilva, Madalena Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-11-17T20:03:05Z-
dc.date.available2023-11-17-
dc.date.available2023-11-17T20:03:05Z-
dc.date.issued2023-02-10-
dc.identifier.citationSILVA, Madalena Ferreira da. Vozes negras femininas nos contos olhos d'água de Conceição Evaristo: análise de uma escrita de testemunho sobre violências. 2023. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12610-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the voices of the female characters in “Olhos D’água”, “Maria”, “Duzu-Querença” from the book of short stories Olhos D’água (2016), by author Conceição Evaristo. The purpose is to reflect, based on the literary text, on situations of physical and social experiences experienced by these characters in these three short stories. In these narratives, the plot develops presenting fictional realities in which the characters are involved in worlds of oppression and racism, denounced through reactions to the provocations imposed by these fictional contexts. Evaristo, explores a writing of testimony by evoking his own memories as a black woman, born in a peripheral community in Belo Horizonte, capital of Minas Gerais. And for the analysis we intend to carry out, we will adopt authors as Ginzburg (2008), Oliveira (2018), Preto (2021) and Pinto-Bailey (2021).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVozes negras femininaspt_BR
dc.subjectEvaristo, Conceiçãopt_BR
dc.subjectEscritas de testemunhopt_BR
dc.subjectBlack female voicespt_BR
dc.subjectEvaristo, Conceiçãopt_BR
dc.subjectTestimony writingspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleVozes negras femininas nos contos olhos d'água de Conceição Evaristo: análise de uma escrita de testemunho sobre violênciaspt_BR
dc.title.alternativeBlack female voices in Conceição Evaristo's Olhos d'Água stories: analysis of a testimonial writing about violencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo pretende analisar as vozes das personagens femininas de “Olhos D’água”, “Maria”, “Duzu-Querença” do livro de contos Olhos D’água (2016), da autora Conceição Evaristo. O propósito é refletir, a partir do texto literário, sobre situações de violências física e social vivenciadas por essas personagens nesses três contos. Nessas narrativas, a trama se desenvolve apresentando realidades ficcionais nas quais as personagens são envolvidas em mundos de opressão e racismos, denunciados através das reações às provocações impostas por esses contextos ficcionais. Evaristo, explora uma escrita de testemunho ao evocar suas próprias memórias como uma mulher preta, nascida em uma comunidade periférica de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. E para a análise que pretendemos realizar, adotaremos autores/as como Ginzburg (2008), Oliveira (2018), Preto (2021) e Pinto-Bailey (2021).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.