Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12600
Tipo: | Dissertação |
Título: | A invasão narrativa em José J. Veiga: ditadura militar, transculturação e voos possíveis a partir de Sombras de Reis Barbudos |
Título(s) alternativo(s): | The narrative invasion in José J. Veiga: military dictatorship, transculturation and possible flights from Sombras de Reis Barbudos |
Autor(es): | Gomes, Maria José da Silveira |
Primeiro Orientador: | Medeiros, Ana Clara Magalhães de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Teixeira , Renata Pimentel |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Cleyton Sidney de |
Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo analisar a relação entre a narrativa literária de feição fantástica e a história política no Brasil (1964-1985) na obra Sombras de Reis Barbudos (1972), do escritor José J. Veiga. Focalizamos a relação “entre campo e cidade” (CANDIDO, 2011) nesse romance a partir do olhar do narrador sobre a fricção entre a cultura urbana (com todo seu aparato técnico, científico e cultural) com as pequenas comunidades do interior brasileiro (alicerçadas nas crenças populares, na religiosidade e nas relações familiares e comunitárias). Tal problemática se mostra explícita no contraste entre o aparelhamento tecnológico e as práticas urbanas nas cenas, costumes e falares regionais característicos do interior brasileiro e/ou, mais especificamente, goiano, lugar onde o escritor nasceu e viveu boa parte de sua vida. Inserimos este romance no seio da narrativa goiana do século XX que pensa e escreve a história do Brasil desde seu interior agrário, tropeiro e sertanejo, mesmo que por um viés mágico ou fantástico (no esteio do boom latino-americano). Consideramos o constante e complexo movimento dialético e dialógico entre literatura, cultura, narração e paisagem, esta última construída não apenas em seu aspecto visual, mas a partir de nuances que interagem com os sentidos humanos e sua memória, de modo a cooperar para o reconhecimento de uma cultura que, em choque com a cultura modernizadora e tecnicista apregoada como símbolo de status e poder, é sequestrada mediante o fascínio pelo outro e pelo seu modus operandi. Assim, evidenciamos como o narrador – uma criança – consolida-se na obra de 1972 enquanto instância ético estética (BAKHTIN, 2006) fundamental no trânsito entre história do Brasil e história contada pela ficção, de modo a garantir que a arte se apresente enquanto produto de responsabilidade histórica. Com Angel Rama, analisamos o fenômeno da transculturação, explícita no romance. Sigmund Freud e Italo Calvino oferecem ferramentas teórico-críticas para discutirmos os conceitos de mal-estar na cultura e leveza, despontados deste livro-alegoria de um regime político experimentado em toda a dimensão do território nacional (não apenas na fictícia cidade de Taitara). Para refletir sobre a dialética campo e cidade, recorremos a Antonio Candido e Alfredo Bosi. Já Agostinho Potenciano Souza, Samira Campedelli e Antonio Arnoni Prado são vozes da crítica especializada em José J. Veiga às quais nos somamos. No campo da teoria narrativa, dialogamos com Walter Benjamin e quanto à narrativa histórica e à história do Brasil, Marcos Napolitano (2014) e Demian Bezerra de Melo (2012) comparecem como nomes centrais de nossa perspectiva. Esta pesquisa, portanto, visou apresentar uma leitura sobre liberdade e leveza, contra o peso do mal-estar e do autoritarismo, a partir de um romance goiano dos anos 1970. |
Abstract: | The main goal of this work is to analyze the relationship between the literary narrative of fantastic aspect and the political history in Brazil (1964-1985) in the work Sombras de Reis Barbudos (1972), by the writer José J. Veiga. We focus on the relationship “between countryside and city” (CANDIDO, 2011) in this novel from the narrator’s point of view about the friction between the urban culture (with all its technical, scientific and cultural apparatus) with the small communities in the Brazilian inland (rooted in popular beliefs, in the religiosity and in the familiar and community relationships). Such problematics are shown explicitly in the contrast between the technological equipment and the urban practices in the scenes, costumes and regional way of speaking which are typical from Brazilian inner cities and/or, more specifically, from Goiás, the place where the writer was born and lived during a significant part of his life. We insert this novel in the core of the narrative from the 20th century Goiás which thinks and writes the history of Brazil since its agrarian inland, tropeiro and sertanejo, even if through a magical or fantastic bias (in the mainstay of the Latin-American boom). We consider the constant and complex dialectic and dialogical movement between literature, culture, narration and landscape, this last one built not only in its visual aspect, but from nuances which interact with the human senses and its memory, in a way to cooperate for recognition of a culture which, in shock with the modernizing and technical culture proclaimed as a symbol of status and power, is kidnapped by means of fascination for the other and its modus operandi. Thus, we show how the narrator — a child — consolidates in the work from 1972 as an ethical-aesthetic instance (BAKHTIN, 2006) fundamental in the transit between Brazilian history and history-told by fiction, in order to guarantee that art presents itself as a product of historical responsibility. With Angel Rama, we analyze the phenomenon of transculturation, explicit in the novel. Sigmund Freud and Italo Calvino offered theoretical-critical tools for us to discuss the concepts of discontent in the culture and lightness, sponded from this book-allegory of a political regime experimented in the entire dimension of the national territory (not only in the fictional city of Taitara). To reflect on the countryside and city dialectic, we turned to Antonio Candido and Alfredo Bosi. However, Agostinho Potenciano Souza, Samira Campedelli e Antonio Arnoni Prado are voices of the expert review on José J. Veiga in which we added. In the field of narrative theory, we dialogue with Walter Benjamin and as for the historical narrative and the history of Brazil, Marcos Napolitano (2014) and Demian Bezerra de Melo (2012) appear as central names of our perspective. This research, therefore, aimed to present a reading about freedom and lightness, against the weight of the discontent and of the authoritarianism, from a novel from the 1970s Goiás. |
Palavras-chave: | Sombras de Reis Barbudos Veiga, José J. (José Jacinto), 1915- 1999 Literatura goiana História do Brasil Ditadura militar Transculturação Shadows of Bearded Kings Veiga, José J. (José Jacinto), 1915- 1999 Goiás literature History of Brazil Military dictatorship Transculturation |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura |
Citação: | GOMES, Maria José da Silveira. A invasão narrativa em José J. Veiga: ditadura militar, transculturação e voos possíveis a partir de Sombras de Reis Barbudos. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Linguística)-Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12600 |
Data do documento: | 27-fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A invasão narrativa em José J. Veiga ditadura militar, transculturação e voos possíveis a partir de Sombras de Reis Barbudos.pdf | 878.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.