00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- IC
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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Hemilis Joyse Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0195183597971377pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Roberta Vilhena Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000283790939630pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Emanuele Tuane-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8502411928441865pt_BR
dc.creatorRocha, Julios Suruagil Lins da-
dc.date.accessioned2023-11-16T16:50:15Z-
dc.date.available2023-11-16-
dc.date.available2023-11-16T16:50:15Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationROCHA, Julios Suruagil Lins da. Estudo e desenvolvimento de um detector automático de comportamento Gaming the System em resolução de problemas de programação. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12594-
dc.description.abstractThis work is related to a study on a type of behavior, considered undesirable, identified in some students, when faced with a situation of solving programming problems. Thus, we invested in the development of a solution to automatically detect the presence of the mentioned behavior. Thus, firstly, an appropriate environment for data collection was developed, followed by the preparation of these data to be used by supervised machine learning algorithms, considering a classificationtask,allowingthedetectionofbehavior. The development of the detector involved exploring, evaluating and comparing different classification algorithms. As one of the results, we found that the MLP algorithm performed better, with an accuracy of 0.84.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores)pt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectAlgoritmos de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem de máquinapt_BR
dc.subjectMineração de dadospt_BR
dc.subjectProgramming (Computers)pt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectLearning Algorithmspt_BR
dc.subjectMachine Learningpt_BR
dc.subjectData miningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleEstudo e desenvolvimento de um detector automático de comportamento Gaming the System em resolução de problemas de programaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho está relacionado a um estudo sobre um tipo de comportamento, considerado indesejável, identificado em alguns estudantes, diante de situação de resolução de problemas de programação. Assim, foi investido no desenvolvimento de uma solução para detectar automaticamente a presença do mencionado comportamento. Deste modo, primeiramente foi desenvolvido um ambiente apropriado para coleta de dados, seguindo-se pela preparação desses dados para serem utilizados por algoritmos de aprendizagem de máquina supervisionada, considerando uma tarefa de classificação, permitindo a detecção do comportamento. O desenvolvimento do detector envolveu explorar, avaliar e comparar diferentes algoritmos classificadores. Como um dos resultados, verificamos que o algoritmo MLP apresentou um melhor desempenho, com uma acurácia de 0.84.pt_BR
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