Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12589
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Práticas corporais para a promoção da saúde: influências sob os componentes da aptidão físico funcional e condição emocional de adesos ao Plano de Atividades de Educação Física no projeto de extensão Ensinar e Aprender Desenvolvendo Ações de Saúde Coletiva |
Autor(es): | Silva, Carlos Eduardo da |
Primeiro Orientador: | Sampaio, Josineide Francisco |
metadata.dc.contributor.referee1: | Dantas, Maria do Socorro Meneses |
metadata.dc.contributor.referee2: | Prado, Eduardo Seixas |
Resumo: | A promoção de saúde consiste em um conjunto de ações multidimensionais que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da formação de consciências para mudança de comportamentos, e adesão a um estilo de vida saudável. A Educação Física nesse contexto, atua incentivando a prática de Exercícios Físicos e Atividades Físicas a partir da disposição as Práticas Corporais da Cultura Corporal de Movimento, com o intuito de retirar o indivíduo da inércia, estimulando a adesão ao estilo de vida saudável. OBJETIVO. A pesquisa teve por objetivo verificar se as Práticas Corporais em Educação Física propostas no Plano de Atividades do Bolsista de Extensão do Programa de Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas surtiram efeito benéfico sob os componentes da Aptidão Físico-funcional e condição emocional de adesos do projeto Ensina e Aprender Desenvolvendo Ações de Saúde Coletiva. MÉTODO. Metodologicamente, foi aplicado o método quantitativo, optando-se pelo tipo de pesquisa descritiva e pela técnica de estudo de caso. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram, o Teste de Aptidão Físico-funcional organizado por Rikli e Jones (2008) – conhecido também como Teste de Fullerton, por ter sido aplicado pela primeira vez na cidade de Fullerton na Califórnia nos EUA (adaptado na kilagem no item força dos membros superiores para ambos os gêneros), o Questionário de Educação Física para Monitoração da Condição Emocional PréPós Práticas Corporais, Questionário para Monitoração da Rotina de Exercício Físico Semanal, a Lista de Frequência nas Intervenções de Educação Física (esses instrumentos foram elaborados para o estudo, acatando orientações de Lakatos (2010) para elaboração de questionários. Os dados foram analisados através da Estatística descritiva. Para os cálculos foram utilizados programas da Microsoft, tais como, a calculadora científica e o programa Excel. Os dados foram apresentados em tabelas e gráfico de distribuição A amostra foi constituída por indivíduos adultos e idosos do projeto Ensinar e Aprender Desenvolvendo Ações de Saúde Coletiva, a princípio n=52 inscritos, sendo que compuseram a pesquisa apenas n=5 devido a maioria deles não terem se enquadrado nos critérios de inclusão, que determinavam a integração no estudo apenas de indivíduos de ambos os gêneros, que tivessem participado do 1º e 2º Testes de Aptidão Físico-funcional, com participação em pelo menos uma das Práticas Corporais orientadas aplicadas no final de cada semana e ter respondido pelo menos em umas das ocasiões aos questionários já mencionados. O período de duração da pesquisa foi de 6 meses, correspondentes ao 2º semestre das ações do Projeto Ensinar e Aprender Desenvolvendo Ações de Saúde Coletivas, iniciando com a aplicação do Teste de Aptidão Físico-funcional (pré-práticas corporais) nos dois primeiros sábados de início do mês, seguido nos sábados posteriores a aplicação desse teste, com a aplicação das Práticas corporais orientadas no projeto, sendo aplicado o Teste de Aptidão Físico-funcional novamente ao final do semestre (pós-Práticas corporais), apenas em um sábado no final do período. RESULTADOS. A pesquisa revelou que, houve aprimoramento de Força dos membros superiores apenas no adeso A com 46,67%, e dos membros inferiores apenas no adeso A com 30%. A flexibilidade dos membros superiores, foi aprimorada apenas no adeso C com −5,5 cm, atingindo 0,0 cm, a marca-alvo, e nos membros inferiores apenas no adeso D com 6,0 cm, atingindo 7,5 cm, pós marca-alvo. A capacidade aeróbia foi aprimorada em todos os adesos, sendo A = 4,84%, B = 3,57%, C = 4,88%, D = 10,42% e E = 16,67%, com destaque em aprimoramentos para os dois últimos adesos, D e E. A composição corporal não foi aprimorada em nenhum dos adesos, se mantendo A como Eutrófico, B, C e E em condições de sobrepeso. Apenas o Adeso D evoluiu de sobrepeso para obesidade I, o que é considerado agravo da condição. A melhoria da condição emocional refletiu-se em todos os adesos do modo integral (A, B, C, D e E), que se submeteram aos exercícios agudos orientados, ocorridos no final de semana no projeto EADASC, pós indicarem os Distresses cumulativos semanais. Isso comprova que, o exercício físico influencia na saúde mental, dissipando os Distresses e gerando Eustresses benéficos a qualidade de vida. |
Abstract: | Health promotion consists of a set of multidimensional actions aimed at improving the quality of life of people, through the formation of consciences to change behaviors, and adherence to a healthy lifestyle. Physical education in this context, acts by encouraging the practice of physical exercises and physical activities from the disposition of bodily practices of body culture of movement, in order to remove the individual from inertia, stimulating adherence to the style of Healthy life. Goal. The objective of this research was to verify whether the physical education body practices proposed in the activity plan of the Extension Scholarship program of community circles of extensionists activities had a beneficial effect under the components of fitness Physical-functional and emotional condition of the project's Adhesios teaches and learn developing collective health actions. Method. Methodologically, the quantitative method was applied, choosing the type of descriptive research and the case study technique. The instruments used for data collection were, the physical-functional aptitude test organized by Rikli and Jones (2008) – also known as the Fullerton test, for having been applied for the first time in the city of Fullerton in California in the USA (adapted In the kiling in the item strength of the upper limbs for both genders), the Physical Education questionnaire for monitoring the emotional condition pre-post body practices, questionnaire for monitoring the routine of weekly physical exercise, the list of Frequency in physical education interventions (these instruments were elaborated for the study, by accessing guidelines from Lakatos (2010) for the elaboration of questionnaires. Data were analyzed using descriptive statistics. For the calculations were used Microsoft programs, such as the scientific calculator and the Excel program. Data were presented in tables and distribution chart The sample consisted of adult and elderly individuals from the teaching and learning Project developing collective health actions, at principle n = 52 enrolled, and they composed the research only n = 5 Because most of them did not fit the inclusion criteria, which determined the integration in the study only of individuals of both genders, who had participated in the 1st and 2nd physical-functional aptitude tests, with participation in at least one of Targeted body practices applied at the end of each week and have responded at least on one occasion to the questionnaires already mentioned. The duration of the study was 6 months, corresponding to the 2nd semester of the actions of the Teaching and Learning Project developing collective health actions, starting with the application of the physicalfunctional aptitude test (body pre-practices) in both First Saturdays at the beginning of the month, followed on Saturdays after the application of this test, with the application of the body practices oriented in the project, and the physical-functional aptitude test was applied again at the end of the semester (body practice) , only on a Saturday at the end of the period. Results. The research revealed that there was improvement of strength of the upper limbs only in the adhesion to 46.67%, and of the lower limbs only in the adhesion to 30%. The flexibility of the upper limbs was improved only in the adhesion C with − 5.5 cm, reaching 0.0 cm, the target mark, and in the lower limbs only in the adhesion D with 6.0 cm, reaching 7.5 cm, post mark. Aerobic capacity was improved in all adhesios, being A = 4.84%, B = 3.57%, C = 4.88%, D = 10.42% and E = 16.67%, highlighting improvements for the last two Adhesios, D and E. Body composition was not improved in any of the Adhesios, maintaining A as Eutrophic, B, C and E in overweight conditions. Only the Adeso D evolved from overweight to obesity I, which is considered aggravation of the condition. The improvement of the emotional condition was reflected in all the accessibles of the integral mode (A, B, C, D and E), who underwent acute exercises oriented, occurring at the end of the week in the EADASC project, after indicating the weekly cumulative Distresses. This proves that physical exercise influences mental health, dissipating Distresses and generating beneficial Eustresses the quality of life. |
Palavras-chave: | Aptidão físico-funcional Condição emocional Aptidão física em adulto Aptidão física em idosos Physical functional aptitude Emotional condition Physical fitness in adults Physical fitness in the elderly |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física |
Citação: | SILVA, Carlos Eduardo da. Práticas corporais para a promoção da saúde: influências sob os componentes da aptidão físico funcional e condição emocional de adesos ao Plano de Atividades de Educação Física no projeto de extensão Ensinar e Aprender Desenvolvendo Ações de Saúde Coletiva. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12589 |
Data do documento: | 4-set-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.