00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Trajetórias racializadas no curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas: memórias, cartas e afetos
Título(s) alternativo(s): Racialized trajectories in the Federal University of Alagoas Psychology degree: memories, letters and affections
Autor(es): Fernandes, Daniel Cavalcante
Barros, Milena Wanderley
Primeiro Orientador: Hüning, Simone Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita, Marcos Ribeiro
Resumo: Resumo: Esta monografia tem como objetivo discutir a importância do letramento racial como estratégia de enfrentamento ao racismo estrutural pelos profissionais da psicologia. A discussão se dá a partir da troca de cartas entre dois estudantes de psicologia da Universidade Federal de Alagoas, que pensam suas trajetórias acadêmicas de forma racializada utilizando a interseccionalidade, ferramenta analítica desenvolvida por feministas negras, como referencial teórico. A instrumentalização desses conceitos nas práticas profissionais possibilita o enfrentamento de narrativas raciais distópicas que ainda existem, circulam e se atualizam em nosso país. Considerando os fatores históricos do surgimento da psicologia somados ao cenário político-social brasileiro, conclui-se que uma formação em Psicologia que não garanta às/aos alunas/as acesso ao letramento racial falha eticamente.
Abstract: Abstract: This monograph aims to discuss the importance of racial literacy as a strategy for confronting structural racism by professionals in psychology. The discussion is based on a correspondence between two psychology students at the Federal University of Alagoas, who think about their academic trajectories in a racialized manner using intersectionality, an analytical tool developed by Black feminists, as a theoretical reference. The use of these concepts in professional practices enables the confrontation of dystopian racial narratives that still exist, circulate, and update themselves in our country. Considering the historical factors of the emergence of psychology combined with the Brazilian political and social context, it is concluded that a psychology education that does not guarantee students access to racial literacy fails ethically.
Palavras-chave: Universidade Federal de Alagoas. Curso de Psicologia
Branquitude
Antirracismo
Cartas
Federal University of Alagoas. Psychology course
Whiteness
Anti-racism
Letters
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia
Citação: FERNANDES, Daniel Cavalcante; BARROS, Milena Wanderley. Trajetórias racializadas no curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas: memórias, cartas e afetos. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12584
Data do documento: 31-mai-2023
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