Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12565
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Escola de tecnologias digitais para economia criativa : pesquisa e desenvolvimento de um projeto inovador para o público da Universidade Federal de Alagoas |
Autor(es): | Sales, João Gabriel Gomes de Sales |
Primeiro Orientador: | Sarmento, Thaísa Francis César Sampaio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marroquim, Flávia Maria Guimarães |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barbosa, Ricardo Victor Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee4: | Dornelles, Olga Mallmann |
Resumo: | O início do século XXI é marcado por uma revolução tecnológica sem igual, com a modernização das redes computacionais, aceleração na transição da economia física para a economia digital e a ascensão de moedas, itens digitais, inteligência artificial (IA), realidade aumentada (RA) e virtual (RV). De acordo com o cofundador da Microsoft, Bill Gates (2021), até 2024, todas as reuniões de negócios acontecerão no universo virtual, com o auxílio de óculos de realidade virtual e outros equipamentos auxiliares. Além disso, o executivo ressaltou que a pandemia da Covid-19 “mudou completamente” os ambientes de trabalho, com as empresas oferecendo vagas para funcionários trabalharem remotamente. O objetivo do presente trabalho é unir o potencial criativo e audiovisual existente nos residentes em Alagoas, a uma infraestrutura de aprendizagem tecnológica e digital, que torne possível uma melhor profissionalização, incubação de empresas e a difusão da Economia Criativa em Alagoas. A revisão de literatura foi elaborada a partir da explanação dos três conceitos centrais: Economia Criativa, Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) e Artes Digitais. Também foram estudados aspectos de edificações semelhantes no cenário regional e entrevistas com especialistas, para subsidiar as diretrizes projetuais adotadas. O anteprojeto foi desenvolvido com atenção ao contexto bioclimático, às questões de sustentabilidade e à cultura regional. Além disso, buscou-se alinhar-se com os avanços da sociedade técnico-científica, visto que, apresenta características funcionais, concebida em estética inovadora, contemporânea e estimulante, no que diz respeito à criatividade e ao trabalho colaborativo. |
Abstract: | The beginning of the 21st century is marked by an unparalleled technological revolution, with the modernization of computer networks, acceleration in the transition from the physical economy to the digital economy and the rise of currencies, digital items, artificial intelligence (AI), augmented reality (AR) ) and virtual (VR). According to Microsoft co-founder Bill Gates (2021), by 2024, all business meetings will take place in the virtual universe, with the help of virtual reality glasses and other auxiliary equipment. In addition, the executive pointed out that the Covid-19 pandemic “completely changed” work environments, with companies offering vacancies for employees to work remotely. The objective of this work is to unite the creative and audiovisual potential existing in residents of Alagoas, to a technological and digital learning infrastructure, which makes possible a better professionalization, business incubation and the diffusion of the Creative Economy in Alagoas. The literature review was elaborated from the explanation of the three central concepts: Creative Economy, Information and Communication Technology (ICTs) and Digital Arts. Aspects of similar buildings in the regional setting and interviews with specialists were also studied to support the adopted design guidelines. The preliminary project was developed with attention to the bioclimatic context, sustainability issues and regional culture. In addition, it sought to align itself with the advances of the technical-scientific society, since it presents functional characteristics, conceived in an innovative, contemporary and stimulating aesthetic, with regard to creativity and collaborative work. |
Palavras-chave: | Arquitetura escolar Economia criativa Tecnologia digital da informação e comunicação Arte digital Coworking Metaverso School Architecture Creative economy Digital information and communication technology Digital Art Metaverse |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Arquitetura e Urbanismo |
Citação: | SALES, João Gabriel Gomes de Sales. Escola de tecnologias digitais para economia criativa : pesquisa e desenvolvimento de um projeto inovador para o público da Universidade Federal de Alagoas. 2023. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12565 |
Data do documento: | 1-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Escola de tecnologias digitais para economia criativa pesquisa e desenvolvimento de um projeto inovador para o público da Univers....pdf | 76.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.