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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12550
Tipo: | Dissertação |
Título: | Morfofisiologia do sistema nervoso: produção de modelos didáticos como métodos alternativos para o ensino de biologia |
Título(s) alternativo(s): | Morphophysiology of the nervous system: production of didactic models as alternative methods for the teaching of biology |
Autor(es): | Silva, Márcia Firmino da |
Primeiro Orientador: | Bezerra, Daniele Gonçalves |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Bezerra, Maria Lusia de Morais Belo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fireman, Elton Casado |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vital, Marcos Vinícius Carneiro |
Resumo: | Analisando o contexto escolar atual é notável a necessidade de métodos alternativos que considere os conhecimentos prévios dos discentes, fornecendo caminhos para que esses consigam relacionar o conhecimento popular ao conhecimento científico, construindo dessa forma uma aprendizagem significativa. O ensino por investigação, é um método, que possibilita aos alunos a construção ativa e sistêmica no processo de aprendizagem, partindo da perspectiva da alfabetização científica o aluno é estimulado a formular hipótese, sistematizar conceitos e obter soluções. Utilizando esse método o presente trabalho visa a produção de modelos didáticos sobre o sistema nervoso humano dentro de uma proposta investigativa, para isso dividimos a metodologia em etapas: 1) esclarecimento da proposta e aplicação de uma formulação de percepção prévia; 2) apresentação de situações- problemas por meio de perguntas provocativas para formulação de hipóteses, divisão dos discentes em grupos de 5 integrantes, totalizando 10 grupos; 3) produção de modelos didáticos em biscuit e pesquisas para embasar as hipóteses formuladas, socialização do conhecimento adquirido após a confecção das peças didáticas; 4) reformulação das hipóteses e aplicação do questionário de percepção sobre a metodologia utilizada, proporcionando aos discentes uma autoavaliação sobre a metodologia e o conhecimento adquirido. Foram selecionados para esse trabalho os seguintes temas: neurônio, células da glia, encéfalo, medula espinal e sistema nervoso periférico. Esse trabalho traz uma abordagem qualitativa, e os dados coletados através dos formulários e observações durante as etapas propostas, foram tabulados em gráficos e quadros, seguindo a metodologia de categorização proposta por Bardin. Diante dos resultados obtidos, a metodologia proposta foi bem aceita pelos discente e proporcionou uma aprendizagem expressiva sobre a morfofisiologia do sistema trabalhado. |
Abstract: | Analyzing the current school context, the need for alternative methods that consider the students' prior knowledge is remarkable, providing ways for them to be able to relate popular knowledge to scientific knowledge, thus building a meaningful learning. Teaching by investigation is a method that allows students to actively and systematically construct the learning process, from the perspective of scientific literacy, the student is encouraged to formulate hypotheses, systematize concepts and obtain solutions. Using this method, the present work aims at the production of didactic models about the human nervous system within an investigative proposal, for this we divide the methodology into stages: 1) clarification of the proposal and application of a previous perception formulation; 2) presentation of problem situations through provocative questions to formulate hypotheses, division of students into groups of 5 members, totaling 10 groups; 3) production of didactic models in biscuit and research to support the formulated hypotheses, socialization of the knowledge acquired after the production of the didactic pieces; 4) reformulation of the hypotheses and application of the perception questionnaire on the methodology used, providing students with a self-assessment of the methodology and acquired knowledge. The following topics were selected for this work: neuron, glial cells, brain, spinal cord and peripheral nervous system. This work has a qualitative approach, and the data collected through the forms and observations during the proposed stages were tabulated in graphs and tables, following the categorization methodology proposed by Bardin. In view of the results obtained, the proposed methodology was well accepted by the students and provided an expressive learning about the morphophysiology of the system worked. |
Palavras-chave: | Aprendizagem significativa Metodologias alternativas Sistema nervoso Significant learning Teaching by investigation Alternative methodologies Nervous system |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Citação: | SILVA, Márcia Firmino da. Morfofisiologia do sistema nervoso: produção de modelos didáticos como métodos alternativos para o ensino de biologia. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12550 |
Data do documento: | 15-ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS |
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Modelos didáticos sobre o sistema nervoso (produto educacional).pdf | 802.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Manual explicativo: Modelos didáticos em biscuit_sistema nervoso humano (produto educacional).pdf | 632.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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