00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12536
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vieira, Ana Carolina Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5611818807124868pt_BR
dc.contributor.referee1Lúcio, Ingrid Martins Leite-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7001867001343851pt_BR
dc.contributor.referee2Rego, Mabelly Cavalcante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764636951345796pt_BR
dc.creatorSantos, Ana Mirelle dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4500567128526827pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-08T14:54:00Z-
dc.date.available2024-11-08-
dc.date.available2023-11-08T14:54:00Z-
dc.date.issued2023-10-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Mirelle dos. Uso de telas e o desenvolvimento infantil de crianças na primeira infância. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12536-
dc.description.abstractThe aim of the research was to assess the relationship between screen time and child development in early childhood on an island in the municipality of Marechal Deodoro, Alagoas. To this end, the hypothesis wasformulated: the use of screens for longer than the recommended time has a negative influence on the development of children in early childhood. Methodologically, this was a cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach. Data was collected on Santa Rita Island, located in the municipality of Marechal Deodoro in the state of Alagoas, between February and June 2023. The collection instruments were questionnaires on screen time and associated variables and child development, assessed using the Brazilian version of the Ages & Stages Questionnaires (ASQ-3). In the context investigated, the results revealed: a) screen time is not associated with delays in child development; b) the socioeconomic factor was not significant when considered in the context of the child development of the children assessed; c) the children have extensive social relationships with other children and with the community, which may contribute to the fact that the children assessed do not have delays in their development. Finally, the study's hypothesis was not confirmed, considering that the children use electronic devices for longer than the recommended time and do not show alterations in child development during early childhood.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectTempo de Telapt_BR
dc.subjectPrimeira Infânciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectScreen Timept_BR
dc.subjectEarly Childhoodpt_BR
dc.subjectChild Developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICApt_BR
dc.titleUso de telas e o desenvolvimento infantil de crianças na primeira infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa se propôs a avaliar a relação entre tempo do uso de telas e o desenvolvimento infantil de crianças na primeira infância em uma ilha no Município de Marechal Deodoro, Alagoas. Para tanto, formulou-se a hipótese de que: o uso de telas por tempo maior que o recomendado influencia negativamente no desenvolvimento infantil de crianças na primeira infância. Metodologicamente, tratou-se de um estudo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada na Ilha de Santa Rita, localizada no município alagoano de Marechal Deodoro, durante os meses de fevereiro a junho de 2023. Os instrumentos de coleta foram questionários sobre tempo de uso de tela e variáveis associadas e o desenvolvimento infantil, avaliado através da versão brasileira do Ages & Stages Questionnaires (ASQ-3). No contexto investigado, os resultados revelaram: a) o tempo de uso de tela não está associado a atrasos no desenvolvimento infantil; b) o fator socioeconômico não foi significativo, quando considerado no âmbito do desenvolvimento infantil das crianças avaliadas; c) as crianças possuem ampla relação social com outras crianças e com a comunidade, o que pode contribuir para o não atraso no desenvolvimento das crianças avaliadas. Por fim, constatou-se que a hipótese do estudo não foi confirmada, considerando que as crianças utilizam os aparelhos eletrônicos por um tempo maior que o recomendado e não apresentam alterações no desenvolvimento infantil, no período da primeira infância.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso de telas e o desenvolvimento infantil de crianças na primeira infância.pdfUso de telas e o desenvolvimento infantil de crianças na primeira infância3.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.