00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Xavier, Jadriane Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0848188829995621pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barros, Ellen dos Santos Silva-
dc.contributor.referee1Miranda, Edma Carvalho de-
dc.contributor.referee2Paula, Francine Santos de-
dc.creatorLima, Aline dos Santos Vitor de-
dc.date.accessioned2023-10-30T18:26:03Z-
dc.date.available2023-10-20-
dc.date.available2023-10-30T18:26:03Z-
dc.date.issued2023-05-25-
dc.identifier.citationLIMA, Aline dos Santos Vitor de. Aplicação do jogo uno químico para facilitação do ensino aprendizagem de química orgânica. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12507-
dc.description.abstractChemistry is a natural science that has existed since ancient times and has a wide range of applications. Nevertheless, it is still considered a complex discipline due to the presence of numerous formulas and acronyms. Considering the difficulties students face in relation to chemistry, the present study aims to evaluate/validate the use of an educational game on organic chemistry in the teaching and learning process of high school students. The study was based on the application of the game "Chemical Uno" to work on the recognition of organic functions, types of chains, and isomerism. The methodology of the study was divided into three stages: 1) Post-game questionnaire and organic chemistry questions; 2) Game application; 3) Pre-game questionnaire and organic chemistry questions. It was observed that the game "Chemical Uno" proved to be an efficient tool in promoting learning both quantitatively and qualitatively, as well as being considered a promising agent for social skills.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas educativas – jogospt_BR
dc.subjectQuímica orgânica – ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectEducational practices – gamespt_BR
dc.subjectOrganic chemistry – teachingpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectPlayful educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleAplicação do jogo uno químico para facilitação do ensino aprendizagem de química orgânicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA química é uma ciência da natureza existente desde antiguidade e com um extenso campo de aplicações. Apesar disso, ainda é considerada uma disciplina complexa devido a presença de inúmeras fórmulas e siglas. Tendo em vista a dificuldade dos estudantes em relação a química, o presente trabalho tem como objetivo avaliar/validar a utilização de um jogo didático sobre química orgânica no processo de ensinoaprendizagem de estudantes do ensino médio. O trabalho baseou-se na aplicação do jogo “Uno Químico” para trabalhar o reconhecimento de funções orgânicas, tipos de cadeia e isomeria. Foi aplicada a metodologia do trabalho cuja proposta é dividida em três etapas: 1) Questionário pós-jogo e questões de química orgânica; 2) Aplicação do jogo; 3) Questionário pré-jogo e questões de química orgânica. Observou-se que o jogo “Uno Químico” se mostrou uma ferramenta eficiente na promoção da aprendizagem tanto quantitativamente quanto qualitativamente, além de ser considerado um agente promissor de habilidades sociais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicação do jogo uno químico para facilitação do ensino aprendizagem de química orgânica.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.