00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rômulo Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8255133166870232pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Petrúcio Antônio Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8576539259508134pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Italo Carlo Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8015162441253273pt_BR
dc.creatorMoraes, Maria Simone Mônica Costa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7450570410059818pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-27T13:06:19Z-
dc.date.available2023-10-27-
dc.date.available2023-10-27T13:06:19Z-
dc.date.issued2023-04-19-
dc.identifier.citationMORAES, Maria Simone Mônica Costa de. Sistemas e aplicações para autistas: uma revisão sistemática sobre soluções para pessoas atípicas. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12473-
dc.description.abstractAssistive Technology, through different types of Systems, aims to help people with special needs, giving them support to carry out daily activities. People with Autistic Spectrum Disorder have a change in neurodevelopment. communication. It is essential to understand how systems and technological resources can help in the intellectual development of autistic people. For this purpose, a state-of-the-art study on the proposed theme was carried out. 15 articles were analyzed, obtained from national databases, CAPES journals and Google Scholar. Studies and research on Systems and resources, such as software and APPs, have been carried out with the aim of seeking information, alternatives for the intellectual/cognitive development and learning of Autistic people. The research presented results for Assistive Technology, through Alternative and Augmentative Communication, Games as a pedagogical support, studies that gathered guidelines for the implementation of techniques and practices for accessibility on the web, websites, applications, browsers and other tools. In addition to resources, low, medium and high technology. Based on the results, positive effects are perceived through the different types of Assistive Technology resources used by Autistic people.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Sistema de Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoas atípicaspt_BR
dc.subjectComunicação alternativapt_BR
dc.subjectAplicações webpt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectTranstorno autísticopt_BR
dc.subjectAtypical peoplept_BR
dc.subjectAlternative communicationpt_BR
dc.subjectApplications webpt_BR
dc.subjectAssistive technologypt_BR
dc.subjectAutistic Disorderpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.titleSistemas e aplicações para autistas: uma revisão sistemática sobre soluções para pessoas atípicaspt_BR
dc.title.alternativeSystems and applications for autistic people: a systematic review of solutions for atypical peoplept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Tecnologia Assistiva, através dos diferentes tipos de Sistemas, tem como objetivo auxiliar as pessoas com necessidades especiais, dando-lhes suporte para realização das atividades diárias. As pessoas com Transtorno do Espectro Autista possuem uma alteração do neurodesenvolvimento. Entre as dificuldades dos Autistas está a comunicação. É fundamental compreender como os Sistemas e recursos tecnológicos podem auxiliar no desenvolvimento intelectual dos Autistas. Com esse propósito foi realizada uma revisão sistemática sobre o tema proposto. Foram analisados 15 artigos, obtidos nas bases de dados nacionais, Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Os estudos e pesquisas sobre Sistemas e recursos, como software e APPs, vêm sendo realizados com o objetivo de buscar informações, alternativas para o desenvolvimento intelectual/cognitivo e aprendizado dos Autistas. A pesquisa apresentou resultado para a Tecnologia Assistiva, através da Comunicação Alternativa e Aumentativa, Jogos como apoio pedagógico. Outros estudos reuniram diretrizes para implementação das técnicas e práticas para acessibilidade na web , sites, aplicativos, navegadores e outras ferramentas. Além de recursos, de baixa, média e alta tecnologia. Com base nos resultados, percebe-se efeitos positivos, por meio dos diferentes tipos de recursos da Tecnologia Assistiva utilizados pelos Autistas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistemas e aplicações para autistas: uma revisão sistemática sobre soluções para pessoas atípicas.pdf510.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.