00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Da entrevista a narrativas pessoais: processos de retextualização de estudantes do povoado Boca da Mata em Atalaia/AL
Título(s) alternativo(s): From interviews to personal narratives: retextualization processes of students from the village of Boca da Mata in Atalaia/AL
Autor(es): Oliveira, Jackson Santos de
Primeiro Orientador: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Eliana Kefalás
Resumo: O trabalho tem como objetivo refletir sobre os procedimentos didáticos numa proposta de retextualização de entrevista para a narrativa de memória. Tal proposta teve como objetivo geral refletir sobre o trabalho didático de, pelas práticas de linguagem, conduzir os alunos à escuta e à escrita das memórias do lugar, conhecendo as histórias da oralidade por meio de entrevistas às pessoas mais antigas da comunidade do Povoado Boca da Mata; e transformando as narrativas em memórias literárias, por meio dos processos de retextualização. A partir daí, apresentam-se algumas questões de pesquisa: Quais recursos linguísticos e discursivos relacionados à estrutura do gênero textual memórias são mobilizados pelos estudantes ao transformarem textos orais em textos escritos e reescreverem esses textos? Como eles apreendem a mediação do professor nesse processo de transformação? Quais aspectos revelam a habilidade do estudante, quando retextualizam? A abordagem metodológica do trabalho se configura como uma pesquisa-ação participativa, uma vez que houve a participação do autor e de outros atores na produção do conhecimento acerca do tema pesquisado. Sendo assim, configura-se como uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, uma vez que não será feita uma avaliação quantitativa, mas sim reflexiva sobre o processo de aprendizagem, durante toda a sua aplicação. O trabalho envolve dois momentos de coleta de dados: o primeiro, a coleta das entrevistas gravadas em áudio; e o segundo, a coleta dos textos reescritos pelos estudantes a partir das entrevistas realizadas, para análise dos aspectos da narrativa de memória. Para isso, buscaram-se fundamentos teóricos em estudos sobre escrita, reescrita e retextualização nas pesquisas de Marcuschi (2010), Koch (2009), Matencio (2002, 2003), Antunes (2010), Silveira (2008), dentre outros; e em estudos relacionados à temática Memória e Sociedade nas pesquisas de Boeno (2013), Halbwachs (2006), Bosi (1987) e Pollak (1989). A perspectiva é de que se possa refletir sobre as dificuldades e os avanços na tentativa de imersão dos alunos em diferentes gêneros textuais, tanto pela leitura quanto pela escrita. Dessa forma, muito há de ser pesquisado nesta área de retextualização, embora, os resultados tenham revelados que os alunos foram capazes de retextualizar entrevistas da fala para a escrita realizando as operações textuais discursivas desde as mais simples até as mais complexas. Por fim, as observações nos levaram a concluir que nosso trabalho obteve êxito em sua proposta de mediação pedagógica, uma vez que a retextualização se mostrou uma atividade eficaz, principalmente no tocante à questão de pesquisa que interroga sobre quais aspectos revelam a autonomia do estudante quando retextualizam.
Abstract: The aim of this work is to reflect on the didactic procedures in a proposal of retextualization the interview for the narrative of memory. This proposal had the general objective of reflecting on the didactic work of, through language practices, leading students to listen and write the memories of the place, knowing the stories of orality through interviews with the oldest people of the community of Povoado Boca da Mata;and transforming narratives into literary memories, through retextualization processes. From there, some research questions are presented: What linguistic and discursive resources related to the structure of the textual genre memories are mobilized by students when transforming oral texts into written texts and rewriting these texts? How do they apprehend the teacher's mediation in this transformation process? What aspects reveal the student's ability when they retextualize? The methodological approach of the work is configured as a participatory action-research, since the author and other actors participated in the production of knowledge about the researched topic. Therefore, it is configured as an action-research, of a qualitative nature, since a quantitative assessment will not be made, but rather a reflective one on the learning process, throughout its application. The work involves two moments of data collection: the first, the collection of interviews recorded in audio; and the second, the collection of texts rewritten by the students from the interviews carried out, for analysis of aspects of the memory narrative. For this, theoretical foundations were sought in studies on writing, rewriting and retextualization in the research of Marcuschi (2010), Koch (2009), Matencio (2002, 2003), Antunes (2010), Silveira (2008), among others; and in studies related to the theme Memory and Society in the research of Boeno (2013), Halbwachs (2006), Bosi (1987) and Pollak (1989). The perspective is that one can reflect on the difficulties and advances in the attempt to immerse students in different textual genres, both through reading and writing.Thus, much remains to be researched in this area of retextualization, although the results have revealed that students were able to retextualize interviews from speech to writing,OLIVEIRA, Jackson Santos de. Da entrevista a narrativas pessoais: processos de retextualização de estudantes do povoado Boca da Mata em Atalaia/AL. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. PROFLETRAS. Maceió, 2023. performing discursive textual operations from the simplest to the most complex. Finally, the observations led us to conclude that our work was successful in its pedagogical mediation proposal, since retextualization proved to be an effective activity, especially with regard to the research question that asks about which aspects reveal the student's autonomy when retextualize.
Palavras-chave: Oralidade
Memórias literárias
Ensino – Gênero textuais
Escrita
Retextualização
Orality
Literary memories
Literary memories
Writing
Retextualization
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: OLIVEIRA, Jackson Santos de. Da entrevista a narrativas pessoais: processos de retextualização de estudantes do povoado Boca da Mata em Atalaia/AL. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. PROFLETRAS. Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12466
Data do documento: 30-mar-2023
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