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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12434
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os significados das experiências em situação de pandemia da COVID-19 para os adolescentes. |
Título(s) alternativo(s): | The meanings of experiences in a pandemic situation COVID-19 for teenagers |
Autor(es): | Santos, Kedma Augusto Martiniano |
Primeiro Orientador: | Miura, Paula Orchiucci |
metadata.dc.contributor.referee1: | Tardivo, Leila Salomão de La Plata Cury |
metadata.dc.contributor.referee2: | Leitão, Heliane de Almeida Lins |
Resumo: | A palavra “adolescência” provem do latim – “adolescere” – e significa crescer. É considerado um período particular e singular na vida de um indivíduo, situando-se entre a infância e a vida adulta. Tendo por base a teoria psicanalítica de Winnicott, a adolescência é caracterizada por mudanças físicas provenientes da puberdade e por transformações psíquicas e emocionais, que implicam crescimento, maturidade, conquanto, isso demanda tempo. Diante do cenário pandêmico da covid-19 que demarcou uma crise social e de saúde pública, o Brasil adotou medidas de enfrentamento como quarentena, distanciamento físico, fechamento de escolas, entre outras. No entanto, o cumprimento do distanciamento físico implicou na saúde mental de adolescentes. A preocupação quanto à saúde mental da população adolescente mostrou-se marcante: readaptação em decorrência do confinamento e a necessidade de uma nova adaptação à realidade naturalmente presente no período da adolescência. Deste modo, o objetivo geral desta pesquisa foi o de compreender os significados das experiências em situação de pandemia da covid-19 para os adolescentes. A presente pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas (CEP) da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e interventiva. Toda a pesquisa foi realizada de forma on-line, em decorrência da situação pandêmica. Para a constituição da amostra foi utilizada a técnica da “bola de neve” (snowball sampling). Os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico e o Procedimento Desenho-Estória com Tema (PDE-T), com a insígnia “desenhe um adolescente em situação de pandemia do coronavírus”. A pesquisa foi composta por 74 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos e residentes no Brasil, sendo 32 do Nordeste, 17 do Sudeste, 13 do Sul, 7 do Centro-Oeste e 5 da região Norte. Para análise, foram considerados os Desenhos-Estórias com Tema e seguiu as recomendações de Vaisberg. A interpretação dos resultados se baseou na teoria psicanalítica de Winnicott, bem como em pesquisas sobre a temática. O estudo foi bem aceito pelos adolescentes e possibilitou um espaço acolhedor de pesquisa-intervenção. A análise temática identificou 12 categorias, descritas a seguir. O distanciamento físico foi o tema principal da pesquisa, representado de forma negativa em face do afastamento dos amigos, da escola, do lazer, e atravessou todos os demais temas, tendo sido abordado por 64 participantes. Sentimentos expressos foi o segundo tema de maior abordagem dos adolescentes (63 participantes), caracterizados por padecedores (solidão, tristeza e tédio) e potencializadores (superação, satisfação; cuidado; carinho). Assim, 34 jovens abordaram o padecimento e o sofrimento e 29 reconheceram o conflito pandêmico e o superaram por meio de recursos criativos singulares. Os aparatos tecnológicos (42 participantes) foram utilizados, em grande parte, para o entretenimento, mais associado ao tema da alimentação - fast food (11 participantes) e menos utilizados para manutenção das relações entre os pares (3 adolescentes), o que demonstra os limites das interações virtuais e a importância e os ganhos das interações presenciais. O tema “estudos” apontou que cerca de 31 jovens continuaram os estudos na pandemia, mesmo com cansaço e sobrecarga. Vale ressaltar que este aspecto circunscreve os estudos com os projetos de vida, o que se mostra relevante na adolescência, sobretudo diante de uma crise sanitária. A mudança de rotina, relatada por 28 adolescentes, apresentou de forma marcante os afastamentos físicos: escola, amigos, interações e brincadeiras, lazer, igreja, saídas de casa. As relações endógenas (27 participantes) apresentaram, em sua maioria, relações pautadas no afeto/cuidado, abordado por 17 jovens. As relações exógenas (20 participantes) representaram um saudosismo pelo afastamento das relações com os pares, sendo caracterizado como algo negativo. O tema da prevenção foi mencionado por 14 adolescentes e abordou uso de máscara facial, álcool em gel e higiene pessoal. A atividade laboral, citada por 9 adolescentes, apontou na maioria dos DETs (5 participantes) a atividade doméstica realizada pelos jovens. A fé/religiosidade foi importante para alguns adolescentes (8 participantes), principalmente para lidar com conflitos decorrentes da pandemia. Os hobbies foram atividades realizadas por cerca de 5 participantes, sendo a leitura a atividade mais expressiva. Por fim, este estudo apresentou limitações quanto à participação restrita apenas a jovens com aparatos tecnológicos e acesso à internet, além disso não foi possível uma representatividade significativa de todos os estados e regiões do Brasil o que implicou na impossibilidade de análise quantitativa e comparativa entre eles. Espera-se que este estudo contribua para futuras pesquisas e intervenções visto a potência de tais atividades com os adolescentes pela promoção de um espaço de fala e expressão de vivências singulares mesmo que remotamente. |
Abstract: | The word “adolescence” comes from the Latin – “adolescere”, which means to grow. This is a particular and singular period in the life of an individual, situated between childhood and adulthood. Based on Winnicott's psychoanalytic theory, adolescence is characterized by physical changes arising from puberty and by psychic and emotional transformations, which imply growth and maturity, although this takes time. Faced with the Covid-19 pandemic scenario, which demarcated a social and public health crisis, Brazil adopted some coping measures: quarantine, physical distancing and school closures, among others. Nonetheless, compliance with physical distancing can affect the mental health of adolescents. This concern about the mental health of the adolescent population is remarkable: readaptation as a result of confinement and the need for a new adaptation to the reality naturally present in the period of adolescence. Thus, the general objective of this research was to understand the meanings of experiences in a situation of the covid-19 pandemic for adolescents. This research was approved by the Research Ethics Committee (CEP) of the Federal University of Alagoas. This is a qualitative, descriptive, exploratory, and interventional research. All research was carried out online, due to the pandemic situation. For the constitution of the sample, the “snowball sampling” technique was utilized. The instruments used were the sociodemographic questionnaire and the Drawing-Story Procedure with Theme (PDE-T), with the insignia “draw a teenager in a situation of a coronavirus pandemic”. The research consisted of 74 adolescents aged between 12 and 17 years and 11 months, of both sexes and residing in Brazil, 32 from the Northeast, 17 from the Southeast, 13 from the South, 7 from the Midwest and 5 from the North region. For analysis, the Drawing-Stories with Theme were considered and followed Vaisberg's recommendations. The interpretation of the results was based on Winnicott's psychoanalytic theory, as well as on research on the subject. The study was well accepted by the adolescents and provided a welcoming space for research-intervention. The thematic analysis identified 12 categories, described below. “Physical distancing” was the main theme of the research, represented negatively in the face of distance from friends, school, leisure, and crossed all other themes, having been addressed by 64 participants. “Expressed feelings” was the second most approached theme among adolescents (63 participants), characterized by sufferers (loneliness, sadness and boredom) and enhancers (overcoming, satisfaction; care; affection). Thus, 34 young people addressed affliction and suffering and 29 recognized the pandemic conflict and overcame it through unique creative resources. Technological devices (42 participants) were mostly used for entertainment, more associated with the theme of food - fast food (11 participants) and less used to maintain relationships between peers (3 adolescents), which demonstrates the limits of virtual interactions and the importance and gains of face-to-face interactions. The theme “studies” pointed out that about 31 young people continued their studies in the pandemic, even with fatigue and overload. It is worth mentioning that this aspect circumscribes studies with life projects, which is relevant in adolescence, especially in the face of a health crisis. The change in routine, reported by 28 adolescents, markedly showed physical absences: school, friends, interactions and games, leisure, church, leaving home. The endogenous relationships (27 participants) presented, for the most part, relationships based on affection/care, approached by 17 young people. Exogenous relationships (20 participants) represented nostalgia for the distance from relationships with peers, being characterized as something negative. The topic of prevention was mentioned by 14 adolescents and addressed the use of face masks, alcohol gel and personal hygiene. The work activity, mentioned by 9 adolescents, indicated in most DETs (5 participants) the domestic activity performed by young people. Faith/religiosity was important for some adolescents (8 participants), mainly to deal with conflicts arising from the pandemic. Hobbies were activities carried out by about 5 participants, with reading being the most expressive activity. Finally, this study presented limitations regarding the participation restricted only to young people with technological devices and internet access, in addition, it was not possible to have a significant representation of all states and regions of Brazil, which implied the impossibility of quantitative and comparative analysis between them. It is hoped that this study will contribute to future research and interventions, given the power of such activities with adolescents by promoting a space for speech and expression of unique experiences even if remotely. |
Palavras-chave: | Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 Significados da experiência - Adolescente COVID-19 - Pandemia Desenhos-Estórias (Teste psicológico) Meanings of the experience - Adolescent COVID-19 - Pandemic Drawing-Stories (Psychological Test) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | SANTOS, Kedma Augusto Martiniano. Os significados das experiências em situação de pandemia da COVID-19 para os adolescentes. 2023. 245 f. Dissertação ( Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12434 |
Data do documento: | 26-set-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP |
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