Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12409
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aulas online no período pandêmico: adaptações no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Online classes in the pandemic period: adaptations in the teaching-learning process in elementary school |
Autor(es): | Borges, Taciana Ribeiro Gomes |
Primeiro Orientador: | Silva, Nadja Maria Vieira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vasconcelos, Angelina Nunes de |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, consiste em um relato de experiência de estágio no campo da Psicologia Escolar, realizado em uma instituição de ensino e aprendizagem da rede privada de Maceió. O estágio foi desenvolvido durante a Pandemia da COVID-19, período em que os serviços educacionais cumpriam regulamentação do MEC, que prescreveu o ensino remoto, para respeitar o isolamento social determinado pelas autoridades brasileiras responsáveis pela saúde pública. Considerando-se esses pressupostos, o objetivo central deste relato de experiência foi discutir sobre adaptações no ensino e aprendizagem desenvolvidos em uma escola privada, em decorrência do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC, para mediar o ensino remoto, enquanto modalidade de serviços educacionais regulamentada pelo Ministério de Educação do Brasil para o período da COVID-19. Apresentamos, então, uma descrição e análise das principais atividades educacionais desenvolvidas nesta escola, a partir do olhar do serviço de Psicologa Escolar, exercido durante o estágio. Como resultado, destacamos estratégias e recursos utilizados pelos educadores para adaptação ao ensino remoto e os principais efeitos. |
Abstract: | This final paper, consists of an internship experience report in the field of School Psychology, carried out in a teaching and learning institution in the Maceió's private network. The internship was developed during the COVID-19 Pandemic, a period in which educational services complied with MEC regulations, which prescribed the remote teaching, to respect the social isolation determined by the Brazilian authorities responsible for public health. Considering these assumptions, the main objective of this experience report was to discuss about adaptations in teaching and learning developed in a private school, as a result of the use of Digital Information and Communication Technologies - DICT, to mediate remote teaching, as a modality of educational services regulated by the Ministry of Education of Brazil for the period of COVID-19. We present, then, a description and analysis of the main educational activities developed in this school, from the point of view of the School Psychologist service, exercised during the Internship. As a result, we highlight strategies and resources used by educators to adaptation to remote teaching and the main effects. |
Palavras-chave: | Covid-19 Ensino remoto Psicologia escolar Remote teaching School psychology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Psicologia |
Citação: | BORGES, Taciana Ribeiro Gomes. Aulas online no período pandêmico: adaptações no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12409 |
Data do documento: | 30-mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aulas online no período pandêmico: adaptações no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental.pdf | 193.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.