Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12363| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | O envolvimento da família na educação infantil: uma análise institucional | 
| Título(s) alternativo(s): | The involvement of the family in early childhood education: a institutional analysis | 
| Autor(es): | Silva, Janicleide Marcelino da | 
| Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Angelina Nunes de | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Miura, Paula Orchiucci | 
| Resumo: | Esta pesquisa tem como finalidade discutir sobre a relação família-escola a partir da concepção dos pais e dos professores de uma escola da rede municipal de ensino de Maceió, refletindo sobre os desdobramentos do engajamento da família no processo de escolarização infantil. Além disso, busca-se com essa pesquisa um aprofundamento científico e um olhar mais atento para as narrativas e articulações entre o contexto da educação infantil e a família enquanto instituições de suma importância para o desenvolvimento infantil. Em decorrência dos objetivos propostos optou-se por uma pesquisa com caráter qualitativo com trabalho descritivo de campo, os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a 1 professora e 2 duas mães em uma escola municipal na cidade de Maceió e posteriormente criado um corpus textual que foi analisado pela árvore de similitude do software Iramuteq. Como resultado percebe-se que a relação família-escola, possui divergências quanto a compreensão dos papéis e que o diálogo entre as instituições é fragilizado. | 
| Abstract: | The purpose of this research is to discuss the family-school relationship from the point of view of parents and teachers at a municipal school in Maceió, reflecting on the consequences of family engagement in the process of children's schooling. In addition, this research seeks a scientific deepening and a closer look at the narratives and articulations between the context of early childhood education and the family as institutions of paramount importance for child development. As a result of the proposed objectives, a qualitative research with descriptive field work was chosen, data were collected through semi-structured interviews applied to 1 teacher and 2 mothers in a municipal school in the city of Maceió and later created a textual corpus that was analyzed by the similitude tree of the Iramuteq software. As a result, it is perceived that the conception of the family-school relationship has divergences regarding the understanding of the roles and that the dialogue between the institutions is weakened. | 
| Palavras-chave: | Escola Família Professores de educação infantil Educação infantil - Maceió School Family Early Childhood Education Teachers Early Childhood Education - Maceió | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Psicologia | 
| Citação: | SILVA, Janicleide Marcelino da. O envolvimento da família na educação infantil: uma análise institucional. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12363 | 
| Data do documento: | 22-mai-2023 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O envolvimento da família na educação infantil_uma análise institucional.pdf | 256.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

