00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12362
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O sentido dos rituais fúnebres
Título(s) alternativo(s): The meaning of funeral rites
Autor(es): Medeiros, Alice Dantas de
Primeiro Orientador: Barbosa Neto, Esperidião
metadata.dc.contributor.referee1: Miura, Paula Orchiucci
Resumo: A morte é uma certeza implacável e inevitável para os seres vivos. O ser humano, ciente de sua própria mortalidade, desenvolveu rituais fúnebres que variam de acordo com o contexto sóciohistórico no qual está inserido. De maneira geral, os rituais fúnebres são demarcados por três principais etapas: preparação do corpo; exposição do corpo no velório; e sepultamento ou cremação. Tais rituais são importantes para demarcar, socialmente, a passagem do indivíduo da vida para a morte. Além disso, podem desempenhar um papel de amparo aos vivos e de demarcação do estado de luto. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo geral identificar os sentidos dos rituais fúnebres na atualidade; e como objetivos específicos investigar as repercussões do contexto sóciohistórico na atribuição de sentidos aos rituais fúnebres e analisar os sentidos desses rituais identificados a partir do aporte teórico da psicanálise freudiana. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sob protocolo nº CAE: 55827822.9.0000.5013 – parecer nº 5.338.250. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo. Foram realizadas entrevistas individuais do tipo semiestruturada, partindo de um roteiro de perguntas. Construiu-se um convite composto por mensagem de texto, contendo, de maneira abreviada, as informações gerais da pesquisa e o contato da pesquisadora. O convite foi compartilhado via WhatsApp e as entrevistas ocorreram através da plataforma Google Meet. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas para análise. A amostra foi composta por oito indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos, com autonomia plena e cuja língua materna é o português. Os dados coletados foram analisados através da Análise Temática, tendo em conta os pressupostos da psicanálise freudiana. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com oito participantes, com idade entre 20 e 26 anos. A partir da leitura em profundidade das transcrições, construíram-se três categorias temáticas: Rituais fúnebres: do cartório ao velório; Em nome dos mortos; Um fim inadmissível. As respostas dos participantes refletem suas experiências pessoais com os ritos funerários. A prática do velório e do enterro são os costumes mais citados entre os entrevistados. Enquanto alguns indivíduos relataram saber pouco acerca do assunto, outros trouxeram descrições detalhadas das etapas componentes do ritual. Em meio as respostas, o ritual fúnebre surge enquanto um modo socialmente convencionado para demarcar o fim da vida de uma pessoa. Além disso, alguns participantes afirmaram não perceber, pessoalmente, algum sentido ou função no cerimonial fúnebre. Ainda assim, todos reconhecem a importância, para aqueles que estão vivos, em organizar e participar desses ritos. Determinados participantes apontaram que a terceirização da cerimonialística fúnebre é fruto do contexto capitalista. Ademais, alguns participantes destacaram como o cenário pandêmico parece ter posto em evidência a importância dos rituais fúnebres e a falta que sua ausência traz. Enquanto alguns participantes já pensaram sobre seu próprio cerimonial fúnebre e até decidiram entre o enterro ou a cremação, outros entrevistados não cogitaram o tema e não percebem importância em pensar sobre ele. Há aqueles que comunicaram suas escolhas fúnebres para as pessoas de seu círculo social, ainda que de maneira sucinta. Outros participantes relataram, com maiores detalhes, a maneira com que seu próprio ritual fúnebre deve ser conduzido. O humor foi um recurso utilizado para falar sobre o próprio ritual fúnebre e a morte de si. Diante das perspectivas apresentadas, conclui-se que os ritos funerários podem atuar como um exame de realidade, atestando a concretude da morte do ente querido. Ainda assim, o indivíduo falecido continua a existir na psique dos enlutados, que precisarão realizar o trabalho do luto, isto é, o necessário desinvestimento libidinal do objeto amado perdido. Para futuras pesquisas sugere-se a ampliação da faixa etária amostral e a condução de entrevistas de modo presencial.
Abstract: Death is a relentless and inevitable certainty for living beings. The human being, aware of his own mortality, developed funeral rituals that vary according to the socio-historical context in which he is inserted. In general, funeral rituals are marked by three main stages: preparation of the body; exposure of the body at the wake; and burial or cremation. Such rituals are important to demarcate, socially, the passage of the individual from life to death. In addition, they can play a supporting role to the living and demarcation of the state of mourning. Therefore, the present research had as general objective to identify the senses of funeral rituals at the present time; and its specific objectives were to investigate the repercussions of the socio-historical context in the attribution of meanings to funeral rituals and to analyze the senses of these rituals identified from the theoretical contribution of Freudian psychoanalysis. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Alagoas (UFAL), under protocol nº CAE: 55827822.9.0000.5013 - nº 5.338.250. It is an exploratory qualitative research. Individual semi-structured interviews were conducted from a script of questions. It was built an invitation composed of text message, containing, in an abbreviated way, the general information of the research and the contact of the researcher. The invitation was shared via WhatsApp and the interviews took place through the Google Meet platform. The interviews were recorded and later transcribed for analysis. The sample consisted of eight individuals aged 18 years or over, of both sexes, with full autonomy and whose native language is Portuguese. The collected data were analyzed through Thematic Analysis, taking into account the considerations of Freudian psychoanalysis. Semi-structured interviews were conducted with eight participants, aged between 20 and 26 years. From the in-depth reading of the transcriptions, three thematic categories were constructed: Funeral rituals: from the registry office to the wake; On behalf of the dead; An inadmissible end. Participants' responses reflect their personal experiences with funeral rites. The practice of funeral and burial are the most cited rituals among respondents. While some individuals reported knowing little about the subject, others brought detailed descriptions of the component stages of the ritual. Amid the responses, the funeral ritual emerges as a socially agreed way to demarcate the end of a person’s life. In addition, some participants said they did not personally perceive any sense or function in the funeral ceremony. Still, all participants recognize the importance for those who are alive in organizing and participating in these rites. Certain participants pointed out that the outsourcing of funeral ceremonies is the result of the capitalist context. In addition, some participants pointed out how the pandemic scenario seems to have highlighted the importance of funeral rituals and the lack that their absence brings. While some participants have thought about their own funeral ceremony and have even decided between burial or cremation, other respondents have not considered the topic and see no importance in thinking about it. There are those who have communicated their funeral choices to the people in their social circle, even if succinctly. Other participants reported in greater detail how their own funeral ritual should be conducted. Humor was a resource used to talk about the funeral ritual and the death of oneself. Given the perspectives presented, it is concluded that funeral rites can act as an examination of reality, attesting to the concreteness of the death of the loved one. Still, the deceased individual continues to exist in the psyche of the bereaved, who will need to perform the work of mourning, that is, the necessary libidinal divestment of the lost beloved object. For future research, it is suggested to expand the sample age range and conduct face-to-face interviews.
Palavras-chave: Ritos e cerimônias fúnebres
Morte
Luto - Aspectos psicológicos
Psicanálise
Teoria freudiana
Funeral rites and ceremonies
Death
Grief - Psychological aspects
Psychoanalysis
Freudian theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia
Citação: MEDEIROS, Alice Dantas de. O sentido dos rituais fúnebres. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12362
Data do documento: 7-dez-2022
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