00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: A constituição da parentalidade na adoção tardia
Título(s) alternativo(s): The constitution of parenting in late adoption
Autor(es): Morais, Daniele Vasques de Amorim
Primeiro Orientador: Miura, Paula Orchiucci
metadata.dc.contributor.referee1: Tardivo, Leila Salomão de La Plata Cury
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Angelina Nunes de
Resumo: Um processo de adoção tardia envolve necessidades peculiares de cada indivíduo e representações de suas histórias psíquicas, que refletem diretamente na relação a ser estabelecida. As situações de rompimentos de vínculos, rejeições, negligências e violências vivenciadas pela criança influenciam de forma significativa no desenvolvimento da relação parento-filial. A constituição da figura de mãe/pai também é afetada por essas feridas não cicatrizadas das crianças, bem como por perdas, sofrimentos e falhas narcísicas dos próprios adotantes. Esse estudo teve como objetivo analisar e compreender a experiência de pais adotivos em relação à constituição de sua parentalidade na adoção tardia de crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de estudos de caso. Participaram cinco mães e um pai que adotaram crianças maiores de 2 anos e/ou adolescentes. Os pais adotivos responderam a um questionário sociodemográfico, uma entrevista semiestruturada e participaram do procedimento Desenho de Família com Estória (DF-E). A análise dos dados foi sistematizada por meio da análise de conteúdo de Minayo e a interpretação dos dados fundamentou-se no referencial teórico psicanalítico de Winnicott e literatura atual sobre o tema. Os dados coletados possibilitaram a elaboração de três categorias temáticas: 1. Desromantização da parentalidade: medos, desafios e experiências de luto do filho idealizado (biológico e adotivo) e da família idealizada; 2. A vinculação parento-filial na adoção tardia: o peso do passado e suas repercussões; e 3. A participação da psicologia na constituição da parentalidade adotiva. Diante das discussões provenientes dos dados analisados, compreendeu-se que no caminho da adoção tardia os pais podem encontrar alguns obstáculos na constituição da sua parentalidade, como os estigmas vivenciados na infância, o desejo de reproduzir na vida adulta um modelo de família ideal que não foi vivenciado na infância, ou ainda a romantização da maternidade/paternidade por meio da idealização de um filho adotivo perfeito e de uma relação familiar perfeita, sem percalços na dinâmica de funcionamento. O luto não elaborado pelo filho biológico, bem como os medos, preconceitos e resistências à adoção tardia também são obstáculos que dificultam a aceitação da realidade estabelecida pelo processo adotivo, principalmente no início dele, visto que o período de adaptação da adoção exige que os pais saibam lidar com a história pregressa do filho adotivo, trabalhando os ciúmes, suportando as falhas dos pais biológicos, sem tentar apagar ou desmerecer o passado da criança, buscando, de acordo com a teoria de Winnicott, compreender a dinâmica inicial da vida da criança e quais os manejos necessários a fim de proporcionar um ambiente suficientemente bom ao desenvolvimento dela e a consolidação de um vínculo afetivo verdadeiro. Constatou-se também a relevância dos grupos de apoio à adoção na sensibilização e desmistificação da adoção tardia e no enfrentamento das expectativas e ansiedades dos pais adotivos, assim como a importância do apoio psicológico e a indispensável atuação do psicólogo antes, durante e depois da adoção, possibilitando um espaço de acolhimento e escuta as motivações, fantasias, medos e incertezas, contribuindo assim para a elaboração de conteúdos do psiquismo desses pais, bem como para a superação de desafios provenientes da convivência familiar, ressignificação de sentimentos e para a consolidação do vínculo parento-filial. Por fim, conclui-se que a maneira como os pais elaboram suas experiências subjetivas e acolhem as dificuldades do processo adotivo, por meio de uma adoção mútua, pode possibilitar a construção de um vínculo afetivo na relação parento-filial.
Abstract: A late adoption process involves the peculiar needs of each individual and representations of their psychic histories, which directly reflect on the relationship to be established. The situations of broken ties, rejections, negligence and violence experienced by the child significantly influence the development of the parent-child relationship. The constitution of the mother/father figure is also affected by these unhealed wounds of children, as well as by losses, suffering and narcissistic failures of the adopters themselves. This study aimed to analyze and understand the experience of adoptive parents in relation to the constitution of their parenting in the late adoption of children. This is a qualitative research developed through case studies. Participants were 5 mothers and 1 father who adopted children older than 2 years and/or adolescents. The adoptive parents answered a sociodemographic questionnaire, a semi-structured interview and participated in the Family Drawing with Story (DF-E) procedure. Data analysis was systematized through Minayo's content analysis and data interpretation was based on Winnicott's psychoanalytic theoretical framework and current literature on the subject. The data collected enabled the elaboration of three thematic categories: 1. Deromantization of parenting: fears, challenges and grieving experiences of the idealized child (biological and adoptive) and the idealized family; 2. Parent-child bonding in late adoption: the weight of the past and its repercussions; and 3. The participation of psychology in the constitution of adoptive parenting. In view of the discussions arising from the analyzed data, it was understood that in the path of late adoption, parents may encounter some obstacles to the constitution of their parenthood, such as the stigmas experienced in childhood, the desire to reproduce in adult life an ideal family model that was not experienced in childhood, or even the romanticization of motherhood/paternity through the idealization of a perfect adopted child and a perfect family relationship, without mishaps in the dynamics of functioning. The unresolved mourning for the biological child, as well as the fears, prejudices and resistance to late adoption were also obstacles that make it difficult to accept the reality established by the adoption process, especially at the beginning of it, since the adaptation period of the adoption requires that the parents know how to deal with the past history of the adopted child, working on jealousy, supporting the faults of the biological parents, without trying to erase or belittle the child's past, seeking, according to Winnicott's theory, to understand the initial dynamics of the child's life and what handling is necessary in order to provide a good enough environment for her development and the consolidation of a true affective bond. It was also verified the relevance of adoption support groups in raising awareness and demystifying late adoption and in facing the expectations and anxieties of adoptive parents, as well as the importance of psychological support and the indispensable role of the psychologist before, during and after adoption, enabling a welcoming space and listening to motivations, fantasies, fears and uncertainties, thus contributing to the elaboration of contents of the psyche of these parents, as well as to overcoming challenges arising from family life, redefining feelings and consolidating the bond parental-filial. Finally, it is concluded that the way parents elaborate their subjective experiences and welcome the difficulties of the adoption process, through mutual adoption, can enable the construction of an affective bond in the parent-child relationship.
Palavras-chave: Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971
Parentalidade
Vínculo parento-filial
Adoção tardia
Parenting
Parent-Child Bond
Late adoption
Parent-Child Bond
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: MORAIS, Daniele Vasques de Amorim. A constituição da parentalidade na adoção tardia. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12359
Data do documento: 28-jul-2023
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