00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: A constituição da família adotiva na perspectiva de pais e mães homoparentais
Título(s) alternativo(s): The constitution of the adoptive family from the perspective of homoparental fathers and mothers
Autor(es): Nobre Filho, José Nilson
Primeiro Orientador: Miura, Paula Orchiucci
metadata.dc.contributor.referee1: Tardivo, Leila Salomão de La Plata Cury
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Adélia Augusta Souto de
Resumo: Esta dissertação aborda a família como uma categoria socialmente construída, situada histórica e culturalmente, que exerce um papel fundamental ao longo do processo de desenvolvimento do indivíduo. Destaca os novos arranjos familiares, especialmente a família homoparental, que tem a adoção como principal meio para sua formação. Apresenta e discute os resultados obtidos em uma revisão sistemática de literatura sobre este tema, a partir de três categorias temáticas: 1) “A (in)visibilidade da família homoparental”; 2) “Preconceito frente à homoparentalidade”; e 3) “A parentalidade em cena”. Tem como objetivo geral analisar e compreender a constituição da família homoparental adotiva, a partir da perspectiva de pais e mães adotantes. Como objetivos específicos, busca conhecer e analisar o desenvolvimento das relações familiares nessas famílias; a história de vida familiar desses pais e mães; a experiência deles no processo de adoção e no exercício da parentalidade; e a relação da família homoparental com a família extensa e a sociedade. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e transversal, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas (CEP) da Universidade Federal de Alagoas. Adota como referencial teórico a psicanálise de Donald Winnicott. Foi realizada em ambiente virtual e utilizou o estudo de caso como método de investigação. Participaram pais e mães de quatro famílias homoparentais adotivas, de três regiões do país (NE, N, SE). Foram coletados dados de diferentes fontes, a partir dos seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, entrevista semiestruturada e Procedimento de Desenhos de Família com Estórias (DF-E). Como resultados, são apresentados os dados sociodemográficos, as histórias das famílias em formato de casos, bem como os desenhos e as histórias produzidas. Utilizou-se a técnica da Análise Temática de conteúdo para analisar os dados obtidos nas entrevistas, a partir dos quais foram construídas e discutidas quatro categorias temáticas: 1) “História familiar pregressa”, na qual foram abordados aspectos das experiências dos pais e das mães com suas famílias de origem; 2) “O projeto de parentalidade”, na qual discutiu-se sobre o desejo de exercer a parentalidade e sua concretização pela via da adoção; 3) “O cotidiano familiar homoparental”, na qual abordou-se o desenvolvimento das relações intrafamiliares estabelecidas por meio da adoção; e 4) “A família homoparental na sociedade”, na qual discutiu-se as experiências da adoção com a família extensa e em relações sociais mais amplas. Os desenhos e histórias foram analisados a partir de questões norteadoras, conforme recomendações de Trinca. Foi possível identificar potencialidades no desenvolvimento das relações intrafamiliares entre os participantes e seus filhos, mas também situações de preconceito vividas com a família de origem, tanto no exercício parental quanto no suporte recebido pela família extensa. As situações de preconceito estiveram relacionadas à homossexualidade, à adoção, à homoparentalidade e também à monoparentalidade. No que se refere às experiências em relações sociais mais amplas, destaca-se o apoio recebido por amigos e colegas de trabalho. Os participantes também lidaram com estigmas e preconceitos em espaços institucionais, como na escola, em serviços de saúde e pela equipe técnica do Poder Judiciário. Conclui-se que as famílias homoparentais adotivas do presente estudo proporcionaram um ambiente facilitador do processo de amadurecimento emocional dos filhos.
Abstract: This dissertation addresses the family as a socially constructed category, situated historically and culturally, which plays a fundamental role throughout the individual's development process. It highlights the new family arrangements, especially the homoparental family, which has adoption as the main means for its formation. It presents and discusses the results found in a systematic literature review on this topic, based on three thematic categories: 1) “The (in)visibility of the homoparental family”; 2) “Prejudice against homoparenting”; and 3) “Parenting on the scene”. Its general objective is to analyze and comprehend the constitution of the adoptive homoparental family from the perspective of fathers and mothers in the adoption process. As specific objectives, it seeks to know and analyze the development of family relationships in these families; the family life history of these fathers and mothers; their experience in the adoption process and in the exercise of parenthood; and the relationship of the homoparental family with the extended family and society. This is a field, exploratory and cross-sectional research, approved by the Research Ethics Committee (CEP) of the Federal University of Alagoas. It adopts Donald Winnicott's psychoanalysis as a theoretical reference. It was conducted in a virtual environment and used case study as the research method. Fathers and mothers of four adoptive homoparental families from three regions of the country (NE, N, SE) participated. Data were collected from different sources, using the following instruments: a sociodemographic questionnaire, a semi-structured interview, and the Family Drawing with Stories Procedure (DF-S). As results, the sociodemographic data, the families' stories in case format, as well as the drawings and the stories produced are presented. The Thematic Content Analysis technique was used to analyze the data obtained in the interviews, from which four thematic categories were built and discussed: 1) "Previous family history", in which aspects of the fathers' and mothers' experiences with their families of origin were addressed; 2) "The parenthood project", in which the desire to exercise parenthood and its materialization through adoption was discussed; 3) "The homoparental family everyday life," in which the development of intra-family relationships established through adoption was addressed; and 4) "The homoparental family in society," in which the experiences of adoption with the extended family and in broader social relationships were discussed. The drawings and stories were analyzed using guiding questions, as recommended by Trinca. Based on the discussions, it was possible to identify potentialities in the development of intra-family relationships between participants and their children, but also crossings of situations of prejudice experienced with the family of origin, both in the parental exercise and in the support received by the extended family. The situations of prejudice were related to homosexuality, adoption, homoparenting and also single parenting. With regard to experiences in broader social relationships, the support received from friends and co-workers stands out. The participants also dealt with stigmas and prejudices in institutional spaces, such as at school, in health services, and by the technical team from the Judiciary. In conclusion, the homoparental adoptive families in the present study provided a facilitating environment in the emotional maturation process of their children.
Palavras-chave: Família
Homoparentalidade
Adoção homoparental
Family
Homoparenting
Same-sex adoption
Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: NOBRE FILHO, José Nilson. A constituição da família adotiva na perspectiva de pais e mães homoparentais. 2023. 199 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12358
Data do documento: 14-jul-2023
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