00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Lilian Carmen Lima dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8090753549399751pt_BR
dc.contributor.referee1Nicácio, Saulo Verçosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794004314434608pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9092674301849862pt_BR
dc.creatorSantos, Marilda Abílio dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1151197111675835pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-18T12:50:46Z-
dc.date.available2023-10-18-
dc.date.available2023-10-18T12:50:46Z-
dc.date.issued2022-11-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Marilda Abílio dos. A construção do ser professor a partir de narrativas: um olhar sobre a fala de docentes da educação básica. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12346-
dc.description.abstractThe act of telling stories relates the reality immediately lived by the authors of this narrative, being a document rich in information that could go unnoticed in the exercise of the function. The school is a vast world of different life stories, whose narratives make it possible to understand the interaction and formation of the teaching professional. The research brings the results of a documentary analysis, made from narratives of teachers of basic education. The objective of the research is to know what the teachers' narratives reveal about the elements that make up the teacher being. In the analysis, elements were presented that are inherent to the teacher professional. The documents analyzed are the result of the research of the students of the discipline Practice as Curricular Component 1 Part 1, discipline from the Biological and Health Sciences Course at the Federal University of Alagoas, which were kindly assigned by the teacher of the discipline. The choice was made by the research with a qualitative approach of the documentary research type. Through the narratives produced by the research subjects, reflections will be developed on the theme researched. The technique used in the research was Content Analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativas (Docentes)pt_BR
dc.subjectSaberes da docênciapt_BR
dc.subjectDocentes – Identidadept_BR
dc.subjectTeacher narrativespt_BR
dc.subjectTeaching knowledgept_BR
dc.subjectTeacher - Identitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleA construção do ser professor a partir de narrativas: um olhar sobre a fala de docentes da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe construction of being a teacher based on narratives: a look at the speech of basic education teacherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO ato de narrar histórias, relata a realidade vivida imediatamente pelos autores dessa narrativa, sendo um documento rico de informações que poderiam passar despercebidas no exercício da função. A escola é um vasto mundo de diferentes histórias de vidas, tais quais, suas narrativas possibilitam entender essa interação e formação do profissional docente. A pesquisa traz os resultados de uma análise documental, feita a partir de narrativas de professores de Ciências e Biologia da educação básica. O objetivo da pesquisa é conhecer o que revelam as narrativas dos professores acerca dos elementos que compõem o ser professor. Na análise foram apresentados elementos que são inerentes ao profissional professor. Os documentos analisados são fruto da pesquisa dos alunos da disciplina Prática como Componente Curricular 1 Parte 1, disciplina do Curso de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas, que foram gentilmente cedidos pela professora da disciplina. Foi feita a escolha pela pesquisa com abordagem qualitativa do tipo pesquisa documental. Mediante as narrativas produzidas pelos sujeitos da pesquisa, serão desenvolvidas reflexões acerca do tema pesquisado. A técnica utilizada na pesquisa foi a Análise de Conteúdo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A construção do ser professor a partir de narrativas: um olhar sobre a fala de docentes da educação básica.pdf512.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.