00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12344
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação inicial do professor de história e estágio supervisionado obrigatório: experiências de um discente à formação de um docente
Autor(es): Silva, José Daniel dos Santos.
Primeiro Orientador: Silva, Célia Nonata da
metadata.dc.contributor.referee1: Flores, Alberto Vivar
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, José Roberto dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Vasconcelos, Maristher Moura
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de compartilhar às experiências teóricas e práticas deste discente (José Daniel dos Santos Silva), inscrito no Curso de História Licenciatura (20182022), tendo passado pelos programas de iniciação à docência, PIBID – Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, PRP – Programa Residência Pedagógica e os quatro Estágios Supervisionados Obrigatórios. Utilizando para tal trabalho documentos, relatórios, pequenas pesquisas, vivências em diferentes escolas durante os programas e estágios e em certo momento experiências vividas no período da Pandemia (Covid-19). As bases teóricas deste trabalho são frutos de trabalhos de autores como: Cainelli e Schmidt; Lindamir Zeglin Fernandes; Kátia Maria Abud (2011); e outros. Autores que contribuíram para esta formação inicial e nos ajudaram a compreender o que é “estar” ou “ser” professor em meios tão remotos que ameaçam o ensino de História no país e a realidade educacional atual.
Abstract: The present work aims to share the theoretical and practical experiences of this student (José Daniel dos Santos Silva), enrolled in the History Degree Course (2018-2022), having gone through the teaching initiation programs, PIBID - Scholarship Program Introduction to Teaching, PRP – Pedagogical Residency Program and the four Mandatory Supervised Internships. Using for this work documents, report, small research, experiences in different schools during the programs and stay and at a certain moment experience lived in the period of the Pandemic (Covid-19). The theoretical bases of this work are the result of works by authors such as: Cainelli and Schmidt; Lindamir Zeglin Fernandes; Kátia Maria Abud (2011); and others. Authors who tolerated this initial training and helped us to understand what it means to “be” or “be” a teacher in such remote environments that threaten the teaching of History in the country and the current educational reality.
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Programa Residência Pedagógica (Brasil)
Estágio Supervisionado
História - Estudo e ensino
Pandemia
Docência
Discência
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (Brazil)
Pedagogical Residency Program (Brazil)
Supervised Internships
History - Study and teaching
Pandemic
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: SILVA, José Daniel dos Santos. Formação inicial do professor de história e estágio supervisionado obrigatório: experiências de um discente à formação de um docente. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12344
Data do documento: 30-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.