Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12344
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação inicial do professor de história e estágio supervisionado obrigatório: experiências de um discente à formação de um docente |
Autor(es): | Silva, José Daniel dos Santos. |
Primeiro Orientador: | Silva, Célia Nonata da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Flores, Alberto Vivar |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, José Roberto dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Vasconcelos, Maristher Moura |
Resumo: | O presente trabalho tem o intuito de compartilhar às experiências teóricas e práticas deste discente (José Daniel dos Santos Silva), inscrito no Curso de História Licenciatura (20182022), tendo passado pelos programas de iniciação à docência, PIBID – Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, PRP – Programa Residência Pedagógica e os quatro Estágios Supervisionados Obrigatórios. Utilizando para tal trabalho documentos, relatórios, pequenas pesquisas, vivências em diferentes escolas durante os programas e estágios e em certo momento experiências vividas no período da Pandemia (Covid-19). As bases teóricas deste trabalho são frutos de trabalhos de autores como: Cainelli e Schmidt; Lindamir Zeglin Fernandes; Kátia Maria Abud (2011); e outros. Autores que contribuíram para esta formação inicial e nos ajudaram a compreender o que é “estar” ou “ser” professor em meios tão remotos que ameaçam o ensino de História no país e a realidade educacional atual. |
Abstract: | The present work aims to share the theoretical and practical experiences of this student (José Daniel dos Santos Silva), enrolled in the History Degree Course (2018-2022), having gone through the teaching initiation programs, PIBID - Scholarship Program Introduction to Teaching, PRP – Pedagogical Residency Program and the four Mandatory Supervised Internships. Using for this work documents, report, small research, experiences in different schools during the programs and stay and at a certain moment experience lived in the period of the Pandemic (Covid-19). The theoretical bases of this work are the result of works by authors such as: Cainelli and Schmidt; Lindamir Zeglin Fernandes; Kátia Maria Abud (2011); and others. Authors who tolerated this initial training and helped us to understand what it means to “be” or “be” a teacher in such remote environments that threaten the teaching of History in the country and the current educational reality. |
Palavras-chave: | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Programa Residência Pedagógica (Brasil) Estágio Supervisionado História - Estudo e ensino Pandemia Docência Discência Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (Brazil) Pedagogical Residency Program (Brazil) Supervised Internships History - Study and teaching Pandemic Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História |
Citação: | SILVA, José Daniel dos Santos. Formação inicial do professor de história e estágio supervisionado obrigatório: experiências de um discente à formação de um docente. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12344 |
Data do documento: | 30-mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação inicial do professor de história e estágio supervisionado obrigatório: experiências de um discente à formação de um docente.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.